Adquiri recentemente um notebook Acer Nitro 5 com configurações robustas, contudo, tenho enfrentado uma série de problemas desde a aquisição. O dispositivo veio inicialmente com Linux Gutta, mas optei por formatá-lo e instalar o Windows 11. Infelizmente, tenho enfrentado constantes travamentos de tela ao realizar tarefas leves, como assistir a vídeos na Netflix ou no YouTube, o que tem sido bastante frustrante.
O curioso é que, ao jogar games pesados, o notebook não apresenta qualquer congelamento, o que me leva a crer que o problema está relacionado a atividades mais cotidianas. Já verifiquei e atualizei todos os drivers, realizei testes de estresse em todos os componentes, e os resultados apontaram para um funcionamento normal. Mesmo após diversas formatações, o problema persiste. Inclusive, ao instalar o Windows 10, ocorreram tela azul com mensagens de erro como "machine exception" e "Clock_watchdog_timeout".
O sistema operacional atual é o Windows 11, e embora tenha solucionado a questão das telas azuis, os travamentos continuam a ocorrer regularmente, principalmente durante tarefas leves como a navegação na web.
A BIOS está atualizada para a versão mais recente disponibilizada pela Acer, que é a 1.20.
Estou buscando auxílio da comunidade Acer para entender e resolver esse problema que tem prejudicado significativamente a experiência de uso do meu notebook. Como investi consideravelmente nesse dispositivo, espero encontrar uma solução satisfatória para essas questões.
*Minha configuração
Notebook Gamer Acer Nitro 5
Intel Core I7-11800H
16GB RAM
NVIDIA RTX3050
SSD 512GB
15.6" LED FHD IPS
AN515-57-795J
Agradeço desde já pela atenção e suporte de todos.