AN517-54: Notebook não roda nada acima de 20fps, jogos que antes rodava a 60-70 cravado

reiss
reiss Member Posts: 7

Tinkerer

editado janeiro 12 em Gaming - Predator e Nitro

Salve galera! Bom, tem cerca de 3 dias que meu notebook não roda nada acima de 20fps, jogos que antes rodava a 60-70 cravado. Eu já fiz todos procedimentos, formatei, mexi no control panel da nvidia, no geforce experience, nas configurações de energia e etc. A taxa de quadros é a mesma, mesmo quando ligado na tomada a taxa de quadros permanece a mesma que quando está só na bateria, por isso creio que seja a fonte.

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru
    editado janeiro 13 Responder ✓

Olá @reiss,

Seja bem-vindo!

Sim, é possível que a fonte do carregador do seu Nitro AN517-54 esteja com problemas!

Seria interessante fazer um teste com outro carregador ou verificar com auxílio de um multímetro, se mesmo está fornecendo a tensão DC (V), corrente (A) e potência (W) de acordo com as especificações do fabricante.

Apesar da temperatura do seu i5-11400H não ter alcançado o seu Tjunction limite (100 °C). O registro do clock mínimo em 798 MHz, pode estar indicando que tenha ocorrido throttling. Mais um motivo para desconfiarmos da fonte do carregador.

Uma outra possibilidade: os parâmetros Power Limit = 1 e Temperature Limit = 1 do controlador gráfico dedicado (GTX 1650), podem estar indicando que estes estrangulamentos de FPS estejam ocorrendo por temperatura excessiva do circuito regulador de tensão (VRM) da placa-mãe.

Preferencialmente procure rodar seus jogos com a fonte do carregador plugada na tomada e bateria totalmente carregada.

Se possível, procure adicionar mais um módulo RAM. Pois o seu sistema está indicando utilização de memória com picos de 84%.

Além de melhorar a performance, o dual-channel proporcionará ganhos de FPS. E também ajudará a evitar que seu SSD seja utilizado como memória virtual (pagefile.sys).

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN517-54 está atualizado com a última versão disponível:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-54/downloads?suggest=AN517-54;1

• reiss

Tinkerer

Responder ✓

PROBELMA RESOLVIDO, eu consegui tirar o power limit. Mas quando coloco a outra o power limit ativa dnvv

Respostas

• eGomes
    editado janeiro 13 Responder ✓

Olá @reiss,

Seja bem-vindo!

Sim, é possível que a fonte do carregador do seu Nitro AN517-54 esteja com problemas!

Seria interessante fazer um teste com outro carregador ou verificar com auxílio de um multímetro, se mesmo está fornecendo a tensão DC (V), corrente (A) e potência (W) de acordo com as especificações do fabricante.

Apesar da temperatura do seu i5-11400H não ter alcançado o seu Tjunction limite (100 °C). O registro do clock mínimo em 798 MHz, pode estar indicando que tenha ocorrido throttling. Mais um motivo para desconfiarmos da fonte do carregador.

Uma outra possibilidade: os parâmetros Power Limit = 1 e Temperature Limit = 1 do controlador gráfico dedicado (GTX 1650), podem estar indicando que estes estrangulamentos de FPS estejam ocorrendo por temperatura excessiva do circuito regulador de tensão (VRM) da placa-mãe.

Preferencialmente procure rodar seus jogos com a fonte do carregador plugada na tomada e bateria totalmente carregada.

Se possível, procure adicionar mais um módulo RAM. Pois o seu sistema está indicando utilização de memória com picos de 84%.

Além de melhorar a performance, o dual-channel proporcionará ganhos de FPS. E também ajudará a evitar que seu SSD seja utilizado como memória virtual (pagefile.sys).

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN517-54 está atualizado com a última versão disponível:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-54/downloads?suggest=AN517-54;1

• reiss

Tinkerer

editado janeiro 13

Olá, valeu demais mano, eu já uso 2x8, a alta ultilização de ram é por conta de eu estar jogando Beamng, que puxa muita ram. As prints foram tiradas durante a jogatina como eu vi em outros tópicos a galera fazendo isso.

• reiss

Tinkerer

Eu tbm sempre joguei com o note na tomada, sendo que nas raras ocasiões que eu não tenha feito isso, eu joguei jogos leves como Stardew Valley, terraria etc

• eGomes

De fato, o BeamNG é um "devorador" de RAM. A recomendação é usar 32 GB:

https://documentation.beamng.com/support/troubleshooting/requirements/

Procure melhorar a refrigeração do seu laptop, mantendo as ventoinhas (FAN) no modo desempenho. Para otimizar a circulação e fluxo de ar, mantenha o mesmo afastado da superfície ou utilize uma base refrigeradora.

Uma outra coisa que está chamando a atenção nos seus screenshots é a utilização máxima do controlador gráfico integrado (Intel UHD Graphics). Você está utilizando o monitor LCD interno ou monitor externo (via porta HDMI)!?

• reiss

Tinkerer

mano minha fonte chegou hoje mas o desempenho continua ruim

• reiss

Tinkerer

Responder ✓

PROBELMA RESOLVIDO, eu consegui tirar o power limit. Mas quando coloco a outra o power limit ativa dnvv

• eGomes
    editado janeiro 17

Olá @reiss,

É possível que o PL esteja sendo causado pelo VBIOS da placa gráfica dedicada. Poste aqui um screenshot da ferramenta GPU-Z (guias: Graphics Card e Sensors).