AN515-44: Instabilidade na frequência do processador (CPU), Ryzen 7 4800h
O processador do meu aparelho apresenta uma oscilação violenta ao abrir e jogar, desde os mais pesados aos mais leves, já tentei configurações no software Adrenalin, mas nada, se alguém puder me ajudar, agradeço.
Obs: As oscilações vão de 4.2 ghz (antes de abrir o jogo) à 800mhz +-, que foi o que eu consegui identificar como minimo.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá @MrMontripa,
Por um acaso seu laptop seria um Nitro 5 AN515-44, correto!?
Utilize a ferramenta HWMonitor para monitorar e verificar se estas quedas abruptas no clock do processador não estão ocorrendo por estrangulamento térmico.
Procure melhorar a refrigeração do seu laptop instalando uma base refrigeradora e/ou mantendo o mesmo afastado da superfície da mesa por alguns centímetros com auxílio de dois objetos (livros), para melhorar a circulação do fluxo de ar:
0 -
Correto, contudo o Tjmax consta 105 °c para o corte de frequência, e o meu problema ocorre a partir de 80°c
0 -
47 °C 1.3ghz
0 -
De fato, os processadores AMD Ryzen™ 7 4800H indicam suporte para TJmax de até 105 ºC.
No entanto, outros componentes também estão envolvidos, tais como o controlador gráfico dedicado (dGPU), MOSFETs do circuito regulador de tensão e subsistema de energia e bateria. Que por sua vez, podem estar sofrendo interferência no seu funcionamento por causa da temperatura excessiva.
Se possível poste aqui um screenshot do HWMonitor com a leitura de todos os sensores disponíveis.
0 -
ja postei o print
0 -
@MrMontripa escreveu:
"ja postei o print"
Poste screenshots de todos os sensores disponíveis quando você perceber estas quedas no clock ao rodar seus jogos.
0 -
ja postei o print
0 -
Verifique a barra de rolagem com os demais sensores…😉
0 -
Em relação apenas a cpu…
0 -
É necessária mais alguma informação?
0 -
Sim, seria interessante a leitura dos demais sensores! Mas fica ao seu critério fornecer ou não...😉
0 -
Segunda imagem
1 -
Terceira imagem
1 -
Quarta imagem, as outras informações estão na primeira imagem
1 -
Agradecido pelos screenshots!
Quando foi que você realizou a última manutenção preventiva (troca da pasta térmica e limpeza dos FANs) no seu Nitro AN515-44!?
0 -
31/12/23
Foi a ultima limpeza completa
0 -
Informação muito pertinente, pois se estes problemas de queda na frequência do clock da CPU não estavam acontecendo anteriormente, é indicativo que possa ter ocorrido algum problema na aplicação da pasta térmica e/ou remontagem do cooler.
Se possível faça uma revisão e verifique se foi utilizado uma pasta térmica de boa qualidade.
0 -
Essas quedas de frequência vem acontecendo antes desta limpeza, n me lembro ao certo, mas começaram mais ou menos em agosto de 2023
0