Ruído estranho na Ventoinha da GPU Nitro AN515-45-R91A.

AntonioDS
AntonioDS Member Posts: 10

Tinkerer

Comprei meu Nitro 5 em agosto e ele faz ruído estranho na ventoinha desde quando chegou. Esse ruído não acontece o tempo todo. As principais condições para que esse barulho aconteça é o notebook está frio e a velocidade da ventoinha estarem baixa (mas nem sempre acontece de primeira). Esse som é baixo (mas de noite acaba incomodando as vezes) e ele para quando desativo o modo automático no Nitro sense.

https://drive.google.com/drive/my-drive?q=parent:0AOiSibwTat0WUk9PVA

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,305 Guru
    Responder ✓

Sim, também concordo com você!

Por ser um laptop relativamente "novo" não deveria estar apresentando este tipo de comportamento.

Geralmente ventoinhas (FANs) que utilizam "mancal" ao invés de rolamento para sustentação do eixo, necessitam de um certo tempo (aquecimento) até conseguir dilatar / expandir este material, e com isso reduzir o seu atrito.

Se este ruído estiver sendo percebido de maneira muito incômoda, você pode entrar em contato com o Suporte Técnico da Acer e acionar a garantia do produto.

Respostas

• Olá! Eu não consegui ouvir o ruído. Seria o ruído de algo encostando nas hélices?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    editado dezembro 2023

Olá @AntonioDS,

Seja bem-vindo!

O barulho (semelhante a uma coruja…🦉) aparenta ser oriundo da aceleração / desaceleração da rotação dos FANS.

Eu não sei se os Nitro 5 também contam com a tecla de atalho Fn + F (atalho para ajustar a rotação dos FANs) ou se é necessário ajustar via Nitro Sense, e tentar configurar o seu modo de funcionamento.

É possível que este ruído esteja sendo causado por falta de lubrificação do "mancal" que sustenta o eixo do FAN ou por problemas de balanceamento das pás (hélices).

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-45 está atualizado com a última versão disponível:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-45/downloads?suggest=AN515-45;0

• AntonioDS

Tinkerer

Olá! o som é baixo mesmo. É melhor de ouvir com um fone e volume alto

• AntonioDS

Tinkerer

O som é exatamente como você descreveu "aceleração / desaceleração da rotação dos FANS". No caso o Fan da GPU. Quando coloco o coolboost no nitro sense o som tbm não acontece. Só acho estranho um notebook novo te vindo desse jeito. respondendo sua pergunta sobre a Bios, sim, já atualizei.

• eGomes
    Responder ✓

Sim, também concordo com você!

Por ser um laptop relativamente "novo" não deveria estar apresentando este tipo de comportamento.

Geralmente ventoinhas (FANs) que utilizam "mancal" ao invés de rolamento para sustentação do eixo, necessitam de um certo tempo (aquecimento) até conseguir dilatar / expandir este material, e com isso reduzir o seu atrito.

Se este ruído estiver sendo percebido de maneira muito incômoda, você pode entrar em contato com o Suporte Técnico da Acer e acionar a garantia do produto.