AN515-44: Barulho estranho na ventoinha da GPU do acer nitro 5

SrLupinha
SrLupinha Member Posts: 11

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Tenho um acer nitro 5 AN515-44 desde novembro de 2021, que recentemente estava apresentando temperaturas elevadas. Abri o computador e limpei as ventoinhas e as saídas de ar, desde então a ventoinha da gpu vem apresentando um barulho estranho, como se estivesse batendo em algo. Já fiz diversos testes e posso dizer que o problema é da ventoinha em si, já que não há nada encostando nela, como posso resolver isso? Vídeos abaixo

file:///C:/Users/lupia/Downloads/WhatsApp%20Video%202023-12-11%20at%2017.26.48.mp4
file:///C:/Users/lupia/Downloads/WhatsApp%20Video%202023-12-11%20at%2017.26.54.mp4
file:///C:/Users/lupia/Downloads/20231211_170505.mp4
file:///C:/Users/lupia/Downloads/20231210_205710.mp4

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,398 Guru
    Responder ✓

Agradecido pelas imagens!

Estava suspeitando que esse capacitor estivesse com a solda trincada e/ou rompida.

Você pode tentar lubrificar o interior do mancal, que serve de apoio ao eixo fixo do FAN. Lembrando para utilizar pouca quantidade de graxa ou óleo.

«1

Respostas

• Você pode gravar um vídeo do barulho?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • SrLupinha

Tinkerer

tem 4 vídeos com o barulho no post…

• eGomes

Olá @SrLupinha,

Seja bem-vindo!

Os links que você inseriu estão apontando para o seu disco local. 😉

• eGomes
    editado dezembro 2023

Agora sim, o barulho é bastante nítido!

Abra seu laptop e faça uma inspeção se não tem algo encostando nas pás das hélices (Blower / FANs) do sistema de refrigeração do seu laptop e/ou se não sofreram algum tipo de dano.

• SrLupinha

Tinkerer

Nao tem nada encostando nas helices, o que me faz crer que o problema é da ventoinha em si, mas ela nao sofreu nenhum dano, vou colocar aqui 2 vídeos que mostram isso, apesar de que nestes vídeos o barulho está baixo, mas logo depois que botei a tampa o barulho voltou

• eGomes
    editado dezembro 2023

Olá @SrLupinha,

Segue abaixo alguns pontos dos FANs para você fazer inspeção:

1 - Coloque a ventoinha em uma superfície plana e examine se todas as pás (hélices) estão niveladas e se não apresentam nenhuma deformidade ou fratura;

2 - Verifique se os fios que alimentam a bobina e monitoram a rotação do FAN não estão encostando nas hélices;

3 - Ponto aparenta ter poeira e/ou sujidade;

4 - Verificar se este item está nivelado;

5 - Verifique o interior do FAN e o seu eixo;

6 - Verifique se não há algum filamento das bobinas solto.

• SrLupinha

Tinkerer

1 e 5-ventoinha sem deformidades e todas niveladas, interior tudo ok, segue fotos

2- não estão encostando
    3- está limpo agora
    4- está nivelado, segue foto

6- este é o que mais me preocupa, acredito que possa ser esse, mas não vejo nada solto, seguem fotos

• eGomes
    editado dezembro 2023

Pelas suas imagens os FANs aparentam estar OK.

Faça uma inspeção na tampa do blower, se ela não está com algum amassado e/ou ondulação e com consequentemente esteja tocando nas hélices:

Examine também a tampa da carcaça / chassi do seu laptop.

Uma coisa que está chamando a atenção, são estes pontos de oxidação no sistema de refrigeração do seu Nitro 5 AN515-44:

• SrLupinha

Tinkerer

conferi aqui e a tampa não está amassada, o fan também faz o barulho mesmo com a tampa levantada. A tampa da carcaça está 100% também. esses pontos de oxidação estão aí faz um tempo, não sei o que eles podem ter a ver com o barulho… comprei hoje uma ventoinha nova, o prazo de entrega é 3 de janeiro, caso o barulho continue estarei voltando aqui, por hora acho que não da para fazer nada…

• eGomes
    editado dezembro 2023

Não podemos descartar a possibilidade deste barulho estar vindo de algum componente CI próximo (ao redor) dos FANs.

Uma outra possibilidade, "fratura" em algum filamento das bobinas, e com isso estar causando um ruído elétrico:

• SrLupinha

Tinkerer

a fratura seria esses fios que estão indo ''em volta'' do plastico, como mostra a seta? e se sim, como pode ser corrigido?

• eGomes

@SrLupinha escreveu:

"a fratura seria esses fios que estão indo ''em volta'' do plastico, como mostra a seta? e se sim, como pode ser corrigido?"

Exatamente! Dependendo do custo e dispêndio de tempo, talvez o melhor seja substituir o mesmo (se este for o problema). 😉

• eGomes
    editado dezembro 2023

Se possível faça uma limpeza com pincel e tire uma foto (bem nítida) deste capacitor (C2) que está em destaque:

• eGomes
    Responder ✓

Agradecido pelas imagens!

Estava suspeitando que esse capacitor estivesse com a solda trincada e/ou rompida.

Você pode tentar lubrificar o interior do mancal, que serve de apoio ao eixo fixo do FAN. Lembrando para utilizar pouca quantidade de graxa ou óleo.

• SrLupinha

Tinkerer

Caso você esteja se referindo a essa parte daqui (imagem abaixo), eu já coloquei uma pequena quantidade de limpa contato, não sei se isso funciona como graxa ou óleo, poderia me informar?

• eGomes

Não, o limpa contatos não tem essa função!

O ideal é utilizar uma pequena quantidade de graxa ou aplicar uma fina camada de óleo no próprio eixo, afim de evitar que ocorram eventuais vazamentos.

• SrLupinha

Tinkerer

Obrigado pela paciencia e pelas dicas, botei oleo aqui e voltou a funcionar, obrigado!!

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)