AN515-57: Acer Nitro esquentando muito após colocar outro SSD
Olá! Possuo um Acer Nitro AN515-57. Ele tem cerca de 10 mêses. A menos de uma semana resolvi colocar outro SSD NVME da Kingstom, modelo NV2, M.2 2280 PCIe apenas para armazenar os jogos.
Fiz todo procedimento correto retirando a bateria, tendo cuidado e etc.
Acontece que após instalar, tenho notado que o note tem esquentado mais que o normal, e para piorar, as fans estão trabalhando mais do que o costume. Por exemplo: antigamente quando eu abria um jogo, 5 segundos após fechar, as fans já diminuiam a rotação, fazendo assim menos barulho. Agora isso não acontece. Elas continuam na média de +4000rpm por cerca de 10 minutos após eu ter fechado um jogo, mesmo a temperatura estando abaixo de 50º.
Elas também chegam a funcionar mais do que deviam muitas vezes mesmo sem nenhum app pesado aberto ou mesmo nada rodando nesse ssd novo.
O que será que pode ser?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá @grywolfy,
Seja bem-vindo!
Infelizmente este problema de superaquecimento após instalar um segundo SSD parece ser um problema congênito destes modelos Nitro AN515-55 e AN515-57, devido ao layout do PCB desta série possuir o slot M.2 muito próximo do PCH:
Procure usar uma base refrigeradora ou manter seu laptop afastado da superfície com auxílio de dois objetos (livros) para melhorar a ventilação (fluxo de ar).
Outras dicas complementares (opcional) para seu Nitro AN515-57:
#1 - Instale a última atualização de firmware UEFI / BIOS disponível versão 1.20:
#2 - Atualize o driver do controlador gráfico integrado (iGPU):
#3 - Instale o software Suite de desempenho Intel® Killer™ para atualizar o driver do controladores de rede LAN (Killer E2600) e WLAN (Killer AX1650):
#4 - Atualize o driver do controlador gráfico dedicado (dGPU):
#5 - Instale o driver Intel® Rapid Storage Technology (IRST):
0 -
Caraca não sabia dessa! Mesmo o SSD não estando em uso?
Irei fazer as atualizações e depois volto aqui, agradeço imensamente!
0 -
Faça um teste removendo este segundo SSD e verifique como as temperaturas e rotação dos FANs se comportam. Se ficarem normalizadas como anteriormente, é porque o problema está sendo causado pelo mesmo.
0 -
Farei isso esse final de semana para ter certeza! Confesso que estou cogitando desistir do uso desse SSD caso esse realmente seja o problema.
1