Acer A315-42G-R8LU Voltando ao Windows 10 ?

RobMachado
RobMachado Member Posts: 18 Troubleshooter

Tenho um monte de dúvidas , me ajudem .

1- Olá tenho um Acer Acer A315-42G-R8LU e quando atualizei para o windows 11 ele ficou muito lento . Coloquei + 8 GB ( total 16GB ) e o note tá lerdo e dando stuttering nos jogos. Gostaria de saber como volto para o windows 10 , já que quando eu coloco para redefinir padrões de fábrica ele reseta tudo e instala o 11 automaticamente sem me dar escolha.

2 - O meu veio com o windows 10 , eu teria que baixar o windows 10 em algum lugar ? onde eu encontro a minha licença ?

3 - Aqueles monte drivers que tem no site da acer eu tenho que instalar após a instalação do windows ? ou ele já reconhece tudo e já instala automáticamente ?

4 - Se eu manter o windows 11 e instalar aqueles drivers do site da acer, será que melhora ? o problema q esses drives são tudo de 2020 , acho que já são ultrapassados né ? pq a Acer não atualiza ?

Muito obrigado 😁

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,173 Guru
    Responder ✓

Olá @RobMachado,

É por estas entre outras razões que dual-channel deve ser feito com módulos RAM exatamente iguais (modelo, marca, timings).

Respostas

• eGomes

Olá @RobMachado,

#1 O artigo abaixo indicado poderá ajudá-lo a desfazer a atualização e voltar para a versão anterior do Windows:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/op%C3%A7%C3%B5es-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-no-windows-31ce2444-7de3-818c-d626-e3b5a3024da5#bkmk_win11_go_back_previous_version

#2 A licença do Windows é gravada diretamente na tabela do firmware UEFI / BIOS, o mesmo será ativado automaticamente quando você finalizar a instalação do Windows (se a versão instalada estiver de acordo com a licença que seu laptop possui).

#3 Geralmente, sim! No entanto, alguns drivers específicos (como: chipset, GPU) podem ser necessários fazer o download e instalar manualmente versões mais recentes no site do fabricante.

#4 Infelizmente talvez seja por "desleixo" ou "preguiça" por parte deles (assim como a falta de disponibilização de firmware UEFI / BIOS atualizados, não é mesmo Dona Acer…). No entanto, "nem sempre" a um driver atualizado com a última versão disponível é a mais indicada para um determinado hardware específico.

• Olá @RobMachado seu computador é compatível com Windows 11 e você não deve ter problemas de desempenho. Você já tentou uma instalação limpa (do zero)? as atualizações nem sempre são eficazes.

Você sempre terá tempo para voltar ao Windows 10, como lhe disse o ilustre colega @eGomes.

Saudações.

• Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • RobMachado

Olá @eGomes e @Alejandro_AC

Muito obrigado pela disponibilidade em me responder.

Eu instalei atualizei para win 11 e ficou muito ruim para jogar League of legends ( que é ridículo ).

Aí eu instalei do 0 com o recurso do windows de restaurar… continuou uma *****.

@eGomes Vou no site da Microsoft baixar o Win 10 e instalar os drivers do site da Acer na mão para ver se o computador volta ao normal.

Eu comprei + 8 Gb , to com 16gb , mas ele nunca mais foi o mesmo … será que somente inslatar o windows não adianta ? tem que instalar os drivers de chipset etc, etc, que estão no site da acer ?

Obrigadíssimo aí !!!

• eGomes

@RobMachado,

Por um acaso este problema de baixa performance em jogos começaram após você ter instalado este módulo RAM de 16 GB!? Pois é possível que este seja o problema.

Faça o download da ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias: Mainboard, Memory e SPD (para cada slot # que estiver em uso).

• RobMachado

@eGomes Aqui estão os prints. Eu acabei de instalar o WIN 10 do 0 . Vamos ver se vai funcionar melhor

• RobMachado

@eGomes viu os prints ? o que achou ?

• eGomes
    editado novembro 2023

Olá @RobMachado,

Agradecido pelos screenshots!

Como podemos ver nas suas imagens você está misturando módulos RAM com timings e frequência diferentes. Seu Aspire 3 A315-42G-R8LU indica suporte para DDR4 2400 MHz, porém a leitura do DRAM Frequency no CPU-Z está indicando que suas memórias estão operando em 933 MHz (1866 MHz), e isso pode estar diretamente relacionado com a queda de FPS que você está percebendo. Talvez, seja por causa do perfil do gerenciamento de energia selecionado (modo Equilibrado).

Experimente atualizar o firmware UEFI / BIOS do seu Aspire 3 A315-42G com a última versão disponível (1.11):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire_A315-42G/downloads?suggest=A315-42G;1

• RobMachado

Puxa, não sabia disso , quando eu comprei a memória eu apenas me atentei na latência e lembro que a velocidade era de 2400 mhz .

Obrigado pela dica, o computador tá muito ruim , até para rolar as páginas do windows explorer ta engasgando .

obrigadíssimo , você sugere então que eu retire a memória e atualize a bios ?

ou apenas atualizar a bios já resolverar ? obrigado

• eGomes

Como você está tendo estes problemas de lentidão e travamentos, é recomendando remover temporariamente o módulo da Crucial e então realize a atualização do firmware UEFI / BIOS.

Depois, você pode realizar testes se estes módulos conseguem operar na sua frequência máxima individualmente e novamente utilizando os dois simultaneamente.

• RobMachado
    editado novembro 2023

@eGomes Olá,

atualizei a Bios, mas acho que não melhorou o computador.

Talvez eu tenha que instalar todos os drivers 1 a 1 do site da acer, oq ue acha ?

eu tirei a memória crucial e deixei só a de fábrica, realmente passei de 933mhz para 1200mhz …

comprei uma memória 2400 para trabalhar junto com a 2666

achoque vou deixar a de fábric sozinha mesmo .

• eGomes
    Responder ✓

Olá @RobMachado,

É por estas entre outras razões que dual-channel deve ser feito com módulos RAM exatamente iguais (modelo, marca, timings).

• RobMachado

Olá @eGomes pois é, lição aprendida.

Formatei tudo do 0 aqui , coloquei o Win 11 e tá rodando macio.

Muito obrigado pelas dicas viu ?

Ah, eu instalei drive a drive do site da acer .

Isso tb deve ter ajudado .

e atualizei a Bios .

Um grande abraço