Como mudo a frequência da memória ram do acer aspire 3 ? ryzen 5
Tinkerer
Olá, eu comprei uma memória de 16gb, antes eu olhei no CPU-Z e a frequência ficava variando de 900 ~ 1000mhz, então comprei uma memória de 2166 mhz…
Quando instalei, depois de aguns dias ficou aparecendo com frequência uma tela azul…
Antigamente aparecia ela, mas depois que coloquei essa memória ela apareceu com mais frequência, então coloquei a antiga novamente.
Entrei em contato com o pessoal, ele pediram para travar a frequência da memória ram em 2166MHz pela bios…
Mas essa BIOS é limitada e não conseguir fazer isso
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Não há essa possibilidade pois a Bios não dá suporte para alteração da frequência.
Qual foi o módulo de memória que você adquiriu?
Os valores pelo CPU-Z podem alterar conforme demanda.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Eu comprei essa do aliexpress
Essa que to usando é padrão que veio0 -
Olá @dldanilopls1,
Por favor, informe para nós o modelo (completo) do seu laptop Aspire 3.
1 -
Aspire A315-23G Ryzen 5, Amd
1 -
Agradecido pelas informações, @dldanilopls1! Apesar das especificações do controlador de memória dos AMD Ryzen 5 3500U mencionar suporte para DDR4-2400, seus módulos estão operando em DDR4-1866 (933 MHz / frequência real). Analisando os screenshots da mesma configuração em uma outra postagem aqui na Comunidade, informa as mesmas frequências de operação:
Resta agora descobrir se esta limitação de operação é por causa da frequência máxima suportada pelo slot RAM, por causa dos módulos de memória soldados diretamente no PCB da placa-mãe, ou até mesmo possibilidade de bug no firmware UEFI / BIOS dos Aspire 3 A315-23G.
0 -
Realmente essa que você comprou está jogando a frequência lá no "chão", deixando as duas em 1866MHz.
Você conseguiria testar com algum outro módulo de memória?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Lembrando também, que a última versão de firmware UEFI / BIOS disponível para os Aspire 3 A315-23G é a 1.21:
0 -
Não consigo, pensei em entrar em contato com o vendendor para ver se não conseguia trocar ela por uma de 2400mhz ou comprar outra… mas tô na dúvida se é só a frequência que ta dando bug, a questão de CL 17 também etc
0 -
O print que te enviei é a que estou usando de fábrica.
0 -
Olá @RenanVilela,
Teria como você fazer a gentileza de postar aqui um print das especificações que constam no manual de serviço do Aspire 3 A315-23G em relação aos módulos de memória RAM!?
Grato
0 -
Conseguiria tirar um print somente com o módulo nativo, ou então slot2?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Seguem os prints:
Um socket livre para upgrade.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1