Monitor externo - Slowdown [AN17-54]

ErikvsWorld98
ErikvsWorld98 Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

Olá, boa noite a todos! Possuo este modelo AN517-54 que possui a 3050 I7 11TH 32GB RAM. O que está me acontecendo é o seguinte, sempre que tento transmitir a imagem para o monitor externo e jogar em Quad HD após alguns minutos de gameplay, o jogo fica totalmente em slowdown e no gerenciamento de desempenho (Alt + R) aparece que a placa de video esta utilizando apenas 4% e o processador 80% e como se a placa de video morresse ali no jogo... isso acontece com TODOS os jogos.

Deixei em alto desempenho e com as ventoinhas no máximo mas o.problema persiste, não sei como resolver. Por favor, alguém me ajuda.

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,000 Guru
    editado junho 2023 Responder ✓

@ErikvsWorld98 escreveu:

"Falando em base, vocês recomendam alguma em especifico ou um suporte normal já da conta?"

Ficamos felizes em saber que aparentemente você conseguiu solucionar o problema de lentidão durante a execução de jogos, melhorando a refrigeração do seu AN517-54. Base de resfriamento (cooler) para laptops tem inúmeros modelos, para todos os gostos e bolsos. 😉

«1

Respostas

• ErikvsWorld98

Obs: em full hd não acontece, mas queria jogar em quad hd dado que o.monitor externo é 4k

• eGomes
    editado junho 2023

Olá @ErikvsWorld98,

Este problema de lentidão que vc está enfrentando ao transmitir imagem no monitor externo pode estar sendo causado se você estiver duplicando (transmitindo simultaneamente) para os dois monitores.

• ErikvsWorld98

Opa @eGomes, então eu to transmitindo só para o monitor externo e o notebook esta com a tela apagada, o slowdown acontece dps de alguns minutos jogando e quando eu tiro o cabo hdmi e deixo só na tela do notebook, o notebook todo fica super lento parecendo aqueles computadores antigo quando você abria um jogo muito pesado. Então está muito estranho, se reinstalar os drivers de video sera que funciona

• eGomes

Verifique se não está ocorrendo "throttling" por temperatura excessiva no seu AN517-54. Baixe e deixe executando a ferramenta HWMonitor enquanto você roda seus jogos até perceber estas quedas de desempenho. Em seguida, anexe aqui um screenshot com a leitura de todos os sensores.

Verifique também se o BIOS está atualizado com a última versão disponível:

• ErikvsWorld98

A Bios já se encontra atualizado, tive que tirar foto com o celular pq no pc fica impossivel de usar. E repare no diagnostico de desempenho da nvidia a cpu fica 100% mesmo eu ja tendo fechado o jogo

• ErikvsWorld98

No nitro sense esta assim, e fala que o maior pico de temperatura foi 80 graus. Eu reinstalei os drivers da placa de video e resolveu, joguei cerca de 20 minutos anteriormente e não deu em nada, porem quando reiniciei o pc, o problema voltou

• eGomes

Agradecido pelas imagens! Seu i7-11800H está chegando muito próximo do TJunction máximo (100 ºC), e com isso o mecanismo de proteção da CPU está reduzindo o clock.

Verifique no Gerenciador de Tarefas qual(is) processo(s) estão mantendo o consumo da CPU de maneira elevada.

• ErikvsWorld98

Eu verifiquei aqui e esta assim (dessa vez testei mantendo o jogo aberto) e mesmo fechando continua a mesma coisa. Eu fiz um teste e se eu deixo a opção do esquema de energia em "Equilibrio" ao inves de elevado desempenho, aparentemente não da o mesmo problema. Eu tenho uma perca grande de performance se eu deixo no modo equilibrio? E referente a temperatura e normal ir tao alto mesmo meu notebook sendo novo? Ele tem 6 meses de uso e esta na garantia ainda

• eGomes

Nós precisamos identificar o que está mantendo sua CPU com uso excessivo, mesmo após encerrar o jogo.

Qual versão do software Nitro Sense você está utilizando!?

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt. utilizando o botão "Subir arquivo" (vide ícone clips logo abaixo).

Verifique também se não há patchs com atualizações disponíveis para o NieR:Automata e Steam.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer

Olá, bom dia.

Jogando em 4k com toda a certeza que consumirá muito mais recurso da máquina, mas experimente pelo menos ativar a Sincronização Vertical dentro das configurações de vídeo do jogo e veja se haverá alguma alteração do desempenho, visto que dessa forma cravará os FPSs em 60, e com isso "consumindo" um pouco menos de recurso visto que o processador não precisará entregar um valor acima disso.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• ErikvsWorld98

O nitrosense está na versão 3.1.3046.0

Eu testei em todos os jogos Forza Horizon 3,4,5, testei no Skyrim Aniversary Edition, Nier Automata, Kao The Kangaroo e todos ficam assim. Tem alguns jogos que rodam em 4k mas ficam a 30 fps ai eu prefiro manter em quad hd. O slowdown acontece do nada como se o pc tivesse em camera lenta após 5 minutos de gameplay e o uso da gpu baixa totalmente fica 2% e a cpu vai para 100% a 80% é muito estranho.

Eu cogitei até em formatar o notebook kkk

• ErikvsWorld98

Bom dia Renan!

Então, eu deixo sempre com a sincronização vertical ativa para cravar nos 60 fps e não dar aquelas linhas que ficam na tela. Ele está rodando em quad hd que seria 1440p, não cheguei a testar se 1080P acontece a mesma coisa, vou fazer o teste aqui também

• RenanVilela

Ok.

Já testou em outro monitor, ou então em um TV?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• ErikvsWorld98
  • RenanVilela

Aparentemente o jogo está mudando para a placa de vídeo integrada, causando a lentidão mencionada.

O seu modelo é com a RTX3050?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• ErikvsWorld98

Isso é a RTX3050 de 4GB.

Sim ele muda para a placa de video integrada, quando eu reinstalei os drivers da placa de video da 3050 ele funcionou normalmente porém ao reiniciar o pc ele voltou apresentar o mesmo problema, tentei reinstalar os drivers da intel e também acontece a mesma coisa

• RenanVilela

Experimente instalar essa versão (Driver Studio), é uma versão para quem trabalha com programas de edições, etc, mas funciona também para jogos.

https://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/205296/br

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• ErikvsWorld98

Para instalar este driver, desinstala o driver original da placa de video?

• RenanVilela

Correto, desinstala o original, reinicia o note e instala essa versão.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• ErikvsWorld98

Desinstalei completamente os drivers da placa de video e instalei os drivers que você me recomendou mas o problema persiste, slowndown em 4 minutos de gameplay e gpu em 0% e cpu em