Acer Aspire A 515-45 R760 com zumbido vindo da RAM e partes de energia, o que fazer?

Alex_Oliveira
Alex_Oliveira Member Posts: 8

Tinkerer

Gente, meu notebook está quase completando 1 ano de vida e notei um zumbido vindo atrás da letra "Q" bem onde fica a memória RAM e partes de entrada de energia. É um zumbido intermitente que se intensifica a medida que uso o computador com programas mais pesados que usam bastante RAM. Detalhe, eu escuto esse zumbido mesmo usando somente na bateria e com perfil de "Melhor duração da bateria". E pra piorar, eu também escuto em leve "xiadinho" vindo dessa região com ele estando desligado e fora da tomada. O que poderá ser isso? Estou com medo! ME AJUDA, ACER!!!

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,297 Guru
    Responder ✓

Neste caso, o ideal é você entrar em contato com a central de atendimento da Acer por meio de um dos seus canais de atendimento para receber assistência.

WhatsApp:

https://wa.me/558005912489

Chat:

https://service.acer.com/chat/support/pt/BR/

ou Telefone:

0800-762-2237

Respostas

• eGomes
    editado junho 2023

Olá @Alex_Oliveira,

Seja bem-vindo! Você consegue gravar um vídeo mostrando este chiado/ruído que o seu A515-45 está fazendo!?

• Alex_Oliveira

Tinkerer

editado junho 2023

Esse é o zumbido que consegui gravar pelo celular. O microfone do mesmo não é tão bom quanto minha audição do zumbido, então peço, por favor, que aumente muito o volume. O som fica pior quando conectado ao carregador ou usando com maior carga que envolva usar muita ram, tipo, 8~10GBs.

Você conseguirá perceber após uns 7s de audio, uns mini "Bips" que vem dessa região da imagem abaixo.

Espero que algo possa ser feito, tenho medo de piorar ou meu notebook parar de funcioanar, eu dependo muito dele…

HEELLLP!!!

• Olá! Isso parece ser um barulho de bobina. A melhor opção é enviar o computador para ser analisado por um técnico em eletrônica.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Alex_Oliveira

Tinkerer

Eu comprei ele nessa mesma data há um ano atrás (mas não foi entregue nessa data) . Hoje o suporte da acer está offline!!!

Por favor, como eu procedo para acionar a garantia ou enviar pra vocês? 😥😥😥😥😥

• eGomes
    Responder ✓

Neste caso, o ideal é você entrar em contato com a central de atendimento da Acer por meio de um dos seus canais de atendimento para receber assistência.

WhatsApp:

https://wa.me/558005912489

Chat:

https://service.acer.com/chat/support/pt/BR/

ou Telefone:

0800-762-2237

• Alex_Oliveira

Tinkerer

Entrarei em contato na segunda feira no primeiro horário!

• eGomes
    editado junho 2023

De fato o ruído é bastante claro e perceptível o suficiente para causar incômodo! Como mencionado anteriormente, pode ser oriundo de algum componente SMD ou até mesmo solda trincada.

Você tem duas alternativas caso a Acer não queira dar suporte em virtude do prazo de garantia ter expirado:

1. Levar seu A515-45-R760 em uma assistência técnica especializada em manutenção de laptops para realizar um diagnóstico e reparo caso seja necessário (melhor opção);
    2. Ou, caso você tenha experiência e saiba como proceder. Abrir seu laptop por conta própria e tentar identificar de qual componente está vindo este barulho.

E aqui vai uma dica:

Dependendo do componente SMD (ex: capacitor, resistor) que estiver apresentando este ruído, e se o seu laptop não estiver apresentando nenhum outro problema de funcionamento. Você pode aplicar uma pequena gota de cola quente sobre o mesmo.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre estes ruídos e/ou achar que se trata de "frescura", saiba que tem uma explicação para este fenômeno:

https://www.hardwarecentral.net/single-post/2019/10/05/Excepcional-Ru%C3%ADdos-Aud%C3%ADveis-em-Indutores-e-Capacitores

PS: Pior mesmo, seria se fosse algum capacitor assoviando! 😅

• @eGomes Você é técnico em eletrônica? Eu mesmo estou fazendo curso de eletrônica para reparar computadores!

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes

Olá @egydiocoelho,

Trabalhei com T.I por mais de 20 anos como programador e suporte técnico. Acabei me afastando da área devido a problemas pessoais e "burnout" . Mas, como diria aquela frase: "Você pode sair da T.I, mas a T.I jamais sairá de você!". Atualmente, tenho apenas como um hobby para manter-me atualizado e exercitar o cérebro. 💡

Eletrônica é uma área fascinante! Principalmente porque trás a memória meu pai fazendo seus "experimentos" com ferro de solda e carretel de estanho em fio, através das revistas e kits que eram inclusos nos famosos cursos do Instituto Universal Brasileiro. Hoje, fico muito feliz em ver o quanto evoluiu e que temos excelentes profissionais e assistências técnicas especializadas no assunto. 😉

• Sim, é uma área fascinante e que você aprende muito. Nesse semestre, estamos aprendendo a ler esquemas elétricos. Antigamente, eu mesmo desmontava os meus computadores. Mas não entendia muito bem funcionava os componentes. Agora, quando você faz um curso de eletrônica, a sua mente fica mais aberta.

egydiocoelho Trailblazer

• Alex_Oliveira

Tinkerer

Olá! Meu notebook acabou de chagar da assitência da ROM TECNOLOGIA e o status é: Ele só foi passear.

Continua com o mesmo ruído, não há relatório de nada sobre avaliação. 7 dias perdidos pra voltar igual, sem manuais e até mesmo o "paninho" protetor da tela e teclado.

Acer nunca mais!