Predator Helios 300: Temperatura do sistema alta.

Lessa
Lessa Member Posts: 1 New User
editado janeiro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Comprei recentemente um Predator Helios 300, comecei a jogar o novo Uncharted nele, depois de 1 hora de jogo, o jogo começa a lagar bastante, e quando entro dentro do predator Sense, a temperatura fica acima dos 90 graus. Mesmo depois de parar de jogar o jogo (mais que 30 minutos), a temperatura do sistema insiste em ficar acima dos 80 graus.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Sekuelado
    Sekuelado Member Posts: 1 New User

Olá, conseguiu resolver? estou com o mesmo problema na temp do sistema que fica acima dos 80 graus.

• Elijanod3
    Elijanod3 Member Posts: 9

Tinkerer

Olá, isso parece um problema recorrente, fiz uma pergunta na comunidade, mas achei a solução antes, entrando em contato com a Acer, me deram a seguinte ideia que era resetar a bateria interna e resetar a Bios, formatei o windows no fim e deu tudo certo, segue o processo

Problema resolvido, entrando em contato com o chat da Acer me deram várias opções, mas uma que não tinha realizado ainda é zerar a bateria interna e resetar a Bios, por fim, formatar o Windows, funcionou perfeitamente aqui!

Aqui o processo:

1) Desligue seu equipamento completamente e logo retire o carregador da tomada.2) aperte o power (Botão de ligar) por 12 segundos (com ele ainda fora da tomada.)3) Passado o tempo, conecte o Notebook no carregador, e ligue normalmente

Depois, continuamos com o reset da BIOS. A ponte de comunicação do Hardware e Software. 4) Ao ligar deve clicar na tecla F2 varias vezes no momento que aparece ACER5) Entrará na BIOS uma tela em Inglês 6) Clique na tecla F9 e depois YES7) Clique na tecla F10 e depois YES, para salvar as mudanças e sair,

Por fim, formate o Windows

• Jrhardware13
    Jrhardware13 Member Posts: 2 New User
    editado junho 2023

Digitei um post Gigante com um novo tutorial para congelamentos de SSD e resolver a temperatura e o forum não registrou…

• Jrhardware13
    Jrhardware13 Member Posts: 2 New User

Prezados;

Acredito que identifiquei outra forma de resolver o problema de temperatura do sistema do Acer Helios 300, sem precisar desativar placa de rede ou reinstalar o Windows (Caso tudo der certo) , além disso também corrige alguns bugs com SSD NVME congelar por alguns instantes quando está sendo efetuada copia ou movendo grande volume de dados no SSD, comigo ocorria muito com o MYSQL de congelar por alguns segundos em consultas mais pesadas.

Encontrei diversos BUGS no INTEL RST (Intel Rapid Storage Technology) (Controladora Default de Disco RAID) que vem ativada por Default na BIOS dos nossos HELIOS 300, comecei a notar isso olhando os eventos do Sistema do Windows, onde aparecia um evento de Disco informando que “Redefinir para dispositivo, \Device\RaidPort0 toda a vez que máquina tinha essa leve congelada.

Além da inconveniência que com o INTEL RST ativo não conseguia usar a ferramenta do meu SSD para ver a saúde e atualizar o Firmware dele. ( ADATA XPG BLADE S70) e sempre que precisava reinstalar o Windows era necessário carregar os Drivers da Intel na instalação do PenDrive.

Então primeiro fui em busca da solução dessas micro congeladas, descobri que na BIOS de nosso HELIOS 300 ao clicar em Advanced Settings (F1) e depois em Principal MAIN, ao pressionar CTRL+S nesse menu da BIOS, são liberadas opções ocultas, sendo uma delas o INTEL VDM - Intel Volume Disk Manager, opção essa que ativa ou desativa o Bugado INTEL RST para o disco ao invés do AHCI padrão.

Só que se o Windows foi Instalado com essa opção ATIVA, é necessário antes de desativar ela, fazer o seguinte macete, pois caso contrário terás tela azul e ele não irá bootar o Windows sem o VDM ativo.

Por Segurança faça um backup de seus dados, os procedimentos são reversíveis, mas não posso garantir que o processo terá sucesso em todos modelos / versões do Windows, esteja ciente que caso não funcione o passo a passo abaixo, será necessário reinstalar o Windows com VDM já desativado na BIOS.

2° No Windows Abrir um CMD como Administrador e executar o seguinte comando bcdedit /set safeboot minimal

3° Com o comando acima na próxima reinicialização o Windows entrará em Modo Seguro, então coloque o computador para reiniciar e fique pressionando F2 para entrar na BIOS e agora sim desative a opção INTEL VDM oculta.

4° Após desativar e salvar as opções da BIOS, deixe o computador inicializar em MODO SEGURO.

5° No Modo Seguro, Abra o CMD como Administrador e execute o comando bcdedit /deletevalue safeboot

6° Agora só colocar para reiniciar novamente a máquina e a mesma já entrará no modo normal do Windows sem tela azul por ter desativado o INTEL VDM.

7° Conforme imagem, ao invés dos drivers INTEL Proprietários de Disco, estarão os drivers padrão da Microsoft AHCI no Gerenciador de Dispositivos.

7° Caso tenha algum problema ou tutorial não funcione para você, recomendo desativar o INTEL VDM e Reinstalar o Windows com ele desativado.

8° - Prós, desde que desativei o Intel VDM não tive mais os micro congelamentos aleatórios do SSD, nem mais mensagens de LOG referente a Disco e de Quebra até o presente momento minha temperatura do Sistema fica em 50° mesmo com a Placa de REDE GIGABIT ativada no Gerenciador de Dispositivos.

Espero que seja de Auxilio para Comunidade, Abraços!!

• LeonardoCRodrigues
    LeonardoCRodrigues Member Posts: 2 New User

Isso acontece normalmente com cabo de rede conectado, a temperatura do meu bate esses 80° com uso normal de dia a dia, mas sem o cabo de rede fica 60°

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru

Olá @LeonardoCRodrigues,

Seja bem-vindo!

Muito interessante este comportamento que você identificou!

Qual é o modelo do controlador LAN e versão do driver que você está utilizando no seu Predator!?