Algum outro usuario com recente problema no audio(realtek) em notebooks acer com windows 10/11 ??

leandro3s
leandro3s Member Posts: 1 New User

Semana passada notei que o fone de ouvido externo não estava funcionando; uma vez plugado, se retirar o fone e colocar de novo ele parava de funcionar voltando apenas quando reinicia a maquina ou se colocar outro dispositivo como hdmi e remover o hdmi na sequencia, ou seja uma ação que trocasse o dispositivo de saída/entrada.

Depois reinstalar drivers do fabricante (acer) conforme modelo e garantir a atualização recente do windows e nada resolver, eu achei uma configuração do dispositivo pelo Realtek (Realtek Audio Console): quando plugava o conector do fone, ele nao deixava ativar a opção de trocar o tipo de dispositivo (audio ou audio com microfone), como se nao estive plugado, mas ao reiniciar o notebook ou colocar/retirar o hdmi, essa opção aparecia. Isso ocorre, até o momento sem solução no windows 10 home.

Tive que trocar o notebook pra outro, também Acer mas agora em um windows 11.

Estava funcionando tudo normal até hj de manha quando de repente, o microfone parou de funcionar.

Fiz as mesmas ações de antes, desinstalei driver e reinstalei a ultima versão conforme fabricante e modelo do meu notebook (também realtek) mas sem solução para o microfone , externo ou interno, que não é reconhecido pelo windows.

Dentro das configurações mostra que esta tudo ok, inclusive com permissão aos aplicativos como navegadores ou o próprio gravador do windows.

Contudo, quando tento gravar algo, seja no navegador, no gravador do windows ou aplicativos de gravação, nao é reconhecido a voz e tudo fica mudo, mesmo que na systray mostre que estou usando o microfone em algum aplicativo.

Isso também sem solução, em um windows 11.

Em ambos notebook, a ultima atualização do windows é: KB2267602 (de definição) agora de outubro e também com a atualização 21H2 / KB5017328 (de qualidade) de setembro. E também possuem directx.

Eu nao instalei recente nenhum app nos ultimos meses que possa ter influenciado esse problema em ambos computadores.

Gostaria de saber se há algum usuário acer com windows teve problema nessas ultimas atualizações DO WINDOWS visto que antes tudo funcionava normal ou alguma orientação para que posso testar como solução nas duas máquinas.

Respostas

• JC_SPEDTAX
    JC_SPEDTAX Member Posts: 1 New User

Leandro,

Estou com o mesmo problema. Ao plugar o fone, ele apresenta a opção de seleção com ou sem microfone, mas, não assume. Ontem tive uma novidade, testei numa reunião com o ZOOM ele assumiu o fone no modo mono. Todas as sugestões e dicas colocadas no Youtube já testei, também. Alguém tem novidades sobre este bug?