Notebook A514-54G - Cooler produzindo ruído ininterruptamente

barbadev
barbadev Member Posts: 5

Tinkerer

Olá,

recentemente adquiri o modelo Acer A514-54G, realizei o upgrade de memória e de armazenamento, adicionei respectivamente 16GB e 1TB (SSD).

Tenho como propósito utilizá-lo para trabalhar, no entanto, tenho notado que o cooler do aparelho está quase sempre em altas rotações, fazendo um ruído consideravelmente irritante, e isso somente com um navegador web aberto, suponho que ao submete-lo a softwares um pouco mais pesados, o ruído tenderá a aumentar.

Somente com o navegador web, o processador e placa de vídeo tem em média 52 ºC de temperatura, os HDs se mantem em 33ºC (tenho conhecimento que existem aplicações em segundo plano que também consumem recurso).

Já alterei alterei o modo de desempenho utilizando o Quick Access em todas as suas variações, mas confesso que a velocidade do cooler e consequente ruído continuam a incomodar. Para efeitos de comparação, antes de adquirir este aparelho, possuía um dell com mais de 7 anos de uso que somente fazia tal ruído quando rodava diversas aplicações ao mesmo tempo.

Tenho colegas que possuem outros modelos da marca que não enfrentaram ainda tal situação, inclusive somente tem elogios em relação aos produtos.

Não julgo normal esse comportamento, portanto se alguém possuir alguma contribuição a respeito, será válido.

Somente para complementar, o aparelho está rodando o Win 11 PRO.

Respostas

• Você pode informar a versão do BIOS?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Olá, boa tarde.

Inicie o note em Modo Seguro e observe se o ruído vai ocorrer.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• barbadev

Tinkerer

Uma contribuição adicional; quando conectado a energia elétrica, a ventoinha do notebook parece aumentar consideravelmente sua rotação e consequentemente produzindo mais ruído.

• Isso pode ser explicado pois quando fora da tomada, de modo padrão, normalmente o plano de energia vai para economia, e com isso, a exigência do processador é muito menor, agora quando conectado, pode ir tanto para o modo Equilibrado quanto Desempenho, fazendo com que o processador trabalhe em frequências maiores, gerando mais calor e em consequência a ventoinha gira mais rapidamente.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Tente isso:

a) pressione f2 antes do logo da acer para acessar o bios.

b) depois, pressione f9 para restaurar as configurações do bios e f10 para salvar e sair.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • barbadev

Tinkerer

Até o momento, realizei os procedimentos sugeridos, porém o comportamento é o mesmo.

Inclusive, alterei no plano de energia, o estado de desempenho do processador; reduzindo a 90% (desempenho máximo).

Li os comentários de quem também adquiriu o mesmo aparelho e em nenhum deles há menção de uma situação semelhante. No entanto ainda é de difícil concluir se de fato esse é o comportamento padrão do aparelho ou há algum problema.

Como próximo passo, acredito que irei acionar o suporte da marca.

• Você já tentou reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?

egydiocoelho Trailblazer

• barbadev

Tinkerer

Sim, também já fiz.

Começo a me convencer que talvez esse seja o comportamento padrão do aparelho. Portanto, creio que possamos finalizar esse fórum.

Agradeço a colaboração de todos!

• Veja em minha assinatura uma dica que cito para desativar o turboboost e veja se vai melhorar.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD