F5-573G-74G: Meu computador só inicia na 3ª tentativa! Na primeira, inicia com a tela toda preta

LuizaFAF
LuizaFAF Member Posts: 14

Tinkerer

editado abril 2022 em Laptops
Bom dia, pessoal! Tudo bem?

Tenho um Acer F5-573G-74G4 desde meados de 2018.

Há alguns meses, quando eu clico no botão de iniciar, ele inicia com a tela toda preta; o que me obriga a forçar o desligamento pelo botão e tentar iniciá-lo novamente. Ele costumava fazer isso quase sempre e ligava normalmente na segunda tentativa, aparecendo o logo da Acer na hora de iniciar e tudo mais.

Agora o problema persiste, mas ele só tá iniciando direito na terceira tentativa... Na primeira, ele inicia com a tela preta. Na segunda, ele começa a iniciar normalmente, o logo da Acer aparece e logo em seguida ele acaba desligando. Na terceira, ele inicia normalmente e eu consigo mexer no computador perfeitamente.

Quando ele está ligado, ele funciona muito bem. 

Alguém tem ideia do que pode ser esse problema? Queria saber se é algo que eu consiga resolver sozinha. Acredito que não valha a pena levar na assistência pq ele já apresenta outros problemas também (a bateria queimou, só funciona na tomada) e a "carcaça" dele começou a soltar, agora não posso mais abrir e fechar a tela por isso. Enfim...

Meu medo é algum dia tentar ligá-lo e ele não ligar mais rs. Alguém sabe ajudar, por favor?

Obrigada!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Olá! Experimente desativar a inicialização rápida nas opções de energia.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LuizaFAF

Tinkerer

@egydiocoelho seria esse botão aqui, certo? Desativei. Vou testar. Obrigada. 
  • O problema continua?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,362 Trailblazer
    Olá, bom dia. 
    Seria também interessante realizar um scan para verificar se há arquivos corrompidos do sistema. 
    Para isso, digite na lupa do Windows:
    CMD e abra como Administrador do Sistema. 
    Digite os comandos : 
    CHKDSK /R /F
    e depois : 
    SFC /SCANNOW

São procedimentos para verificação de arquivos e pode demorar um pouco. 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• LuizaFAF

Tinkerer

Oi, pessoal. Bom dia! Tudo bem? @RenanVilela @egydiocoelho

Tentei a opção de desativar o modo de inicialização rápida ontem pela manhã. Desde então, liguei o computador duas vezes: na primeira ele iniciou de primeira (já tinha um tempo que isso não acontecia) e, na segunda, ele iniciou de segunda... na primeira tentativa, foi com a tela preta.

Ainda não tentei checar os arquivos corrompidos. Vou fazer isso durante a noite que tenho mais tempo e depois dou notícias se deu certo.

Agradeço a ajuda.
  • LuizaFAF

Tinkerer

@RenanVilela tentei o que você sugeriu e apareceu isso aqui do print abaixo. Seria isso? 
  • RenanVilela
    LuizaFAF disse:
    @RenanVilela tentei o que você sugeriu e apareceu isso aqui do print abaixo. Seria isso? 
    Correto.
    Na próxima inicialização do sistema ele vai realizar um scan.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• LuizaFAF

Tinkerer

Realizei o scan e também desativei a inicialização rápida.

Desde que desativei a inicialização rápida, liguei o computador 4 vezes. 2 ele ligou de primeira e 2 ele ligou de segunda (tendo na primeira vez acendido com a tela toda preta).

Depois do scan, só liguei 1 vez (e ele ligou de segunda, acendendo primeiro com a tela preta, como eu disse acima).

Acredito que esses procedimentos tenham ajudado um pouco, já que antes ele tava ligando na terceira tentativa somente... mas ainda não tá 100%. Sabem se tem mais alguma coisa que eu possa fazer sozinha? @RenanVilela @egydiocoelho

Agradeço demais a ajuda prestada até então.
  • LuizaFAF

Tinkerer

Acho que uma informação que pode ser relevante é que, caso minha memória não esteja falhando, o computador começou com isso de nem sempre ligar de primeira após a bateria queimar.

A bateria queimou do nada... Ela funcionava super bem, eu achava a autonomia boa para o meu uso. 

Inclusive quando eu aperto o botão de ligar o computador, a luz da bateria chega a acender, mas poucos segundos depois desliga. Não sei se é algum mau contato interno. @RenanVilela @egydiocoelho
  • RenanVilela
    Realmente então pode ser que tenha alguma relação.
    A bateria hoje não segura nada de carga?
    Será que ela realmente queimou ou só está com desgaste elevado?

Faça o download do Hwinfo, menu a esquerda procure por SmartBattery e veja qual valor mostrará em WearLevel.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Eu aconselho desconectar a bateria:

egydiocoelho Trailblazer