Boa noite pessoal,
Adquiri um notebook para estudos, porém, na configuração ele veio com um HDD 1TB mas isso torna algumas tarefas bem lentas no notebook e desejo adquirir um SSD para obter uma performance melhor etc, em contato com o chat da Acer, consegui algumas informações a respeito dos slots disponíveis, sendo eles:
Slot livre M.2 2280, compatível com SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 de até 512GB.
Slot ocupado SATA 3, compatível com HDD SATA 3 2.5 MM de até 2TB.
Dito isso, tenho a opção de compra um SSD sata e colocar no lugar do meu HDD de 1TB ou poderia optar pelo M.2 e manter o meu 1TB para armazenamento de outras coisas, andei pesquisando sobre o M.2 e fiquei um pouco confuso a respeito de compatibilidade. Achei um modelo com as seguintes especificações:
- Formato: M.2 2280
- Interface: NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas
Minha dúvida é justamente sobre essa parte do 3.0 x 4, até li um tópico que o @MaClane respondeu a uns anos atrás, com o trecho abaixo:
SSD é o tipo de unidade de armazenamento
M.2 é o tipo de slot
2280 é o tamanho físico do encaixe do slot
Sata 3 e PCIe são os tipos de conexão
Gen 3x2, 3x4, etc se refere a geração (3, 4, etc) e x2, x4, etc se refere ao numero de lanes (trilhas de encaixe)
Sem mais delongas, a minha dúvida é, se meu notebook por suportar SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 teria problemas em suportar o M.2 NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas, o M.2 seria o do seguinte modelo:
SSD Kingston NV1 250GB
Meu notebook é o Aspire A315-54K, me desculpem se me esqueci de algo.
Desde já, obrigado!
[Título editado para incluir descrição do tópico]