A515-51G-53T9: Barulho quase constante internamente.

bgmse
bgmse Member Posts: 9 New User
editado fevereiro 2022 em Laptops
O notebook está fazendo um barulho quase o tempo todo, similar a algum fio ou sujeira pegando na ventoinha. Porém eu já abri o notebook, chequei pra ver se tinha algo pegando, limpei qualquer sujeira que pudesse ter na ventoinha e no dissipador, porém não fez diferença. Adicionalmente removi o disco rígido pra saber se era nele (o SO está em um SSD) porém o barulho continuou. Eu li em outro fórum que poderia ser vibração da ventoinha no seu eixo, mas fazendo um teste com ar comprimido não fez barulho algum. Então estou confuso, já que nem tem mais nenhuma parte móvel no notebook.

O barulho parece estar levemente atado com o estresse sobre o notebook, sendo ligeiramente mais forte durante jogos pesados, porém algumas poucas vezes completamente silencioso durante esses mesmos jogos. As vezes está em silêncio enquanto eu uso o notebook, e está barulhento quando ele está ocioso.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, e como eu poderia tentar corrigir? Levar numa assistência técnica autorizada não é uma opção pois estou muito além do fim da garantia e uso o notebook diariamente pra estudos.

Comentários

• Olá, bom dia.
    O seu modelo veio com dissipador de calor no slot do SSD M2? Se sim poderia ser falto de aperto no parafuso que prende ele na placa mãe.

Tem a possibilidade de gravar um vídeo com o barulho?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• bgmse
    Dissipador fixado na placa mãe? Neste caso não, apenas o SSD (que foi compra separada do notebook) tem um dissipador fixado em cima dele.
    Eu gravei um vídeo, porém está meio difícil de ouvir, por falta de qualidade do meu aparelho. De qualquer maneira, este é o link:
  • Perguntei do dissipador pois em alguns modelos vem com um dissipador de fábrica, e houveram casos que havia um ruído interno e era o dissipador mal parafusado.

Como você mencionou que está atrelado ao stress do processador, em tese poderia ser a ventoinha.
    Seu notebook está na garantia?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• bgmse
    Não está, ele tem alguns anos já. Eu imaginei que pudesse ser a ventoinha, porém não tem nada pegando nela e depois que eu a limpei o barulho não mudou, então a única possibilidade que eu imagino é ela estar solta no seu eixo. Caso seja, eu talvez consiga consertar, só fiquei receoso de abrir a ventoinha sem ter certeza. Mas caso seja necessário, existe onde eu posso comprar uma nova sem recorrer a usadas?
  • bgmse disse:
    Não está, ele tem alguns anos já. Eu imaginei que pudesse ser a ventoinha, porém não tem nada pegando nela e depois que eu a limpei o barulho não mudou, então a única possibilidade que eu imagino é ela estar solta no seu eixo. Caso seja, eu talvez consiga consertar, só fiquei receoso de abrir a ventoinha sem ter certeza. Mas caso seja necessário, existe onde eu posso comprar uma nova sem recorrer a usadas?
    Tente lubrificar o eixo da ventoinha com óleo Singer. Eu já tive alguns problemas com ruídos e após uma lubrificação consegui diminuir bem.
    Para adquirir uma nova, você consegue via Aliexpress, www.bringit.com.br, MercadoLivre, que eu me recordo de momento.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD