Tela esverdeada repentinamente em laptop com menos de 2 anos de uso (R6FZ)

JoaoCarvalho
JoaoCarvalho Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
editado fevereiro 2022 em Laptops
Olá comunidade, hoje (16/02/2022) de tarde a tela do meu notebook (modelo R6FZ) ficou esverdeada e com algumas tarjas levemente rosadas, na hora eu pensei que ele estava quente ou algo do tipo e pressionei o botão de energia para desligá-lo imediatamente. Ele não estava quente (além do normal) e nem tinha indício que justificasse o problema.
Nisso eu pensei que fosse alguma atualização automática do driver de vídeo ou algo relacionado a software, porém, após alguns minutos eu liguei e já na tela da logo dava para perceber o mesmo 'defeito'. Após iniciar no Windows 11 tentei o Ubuntu que também tenho em minha máquina e o "defeito" persistiu. Conectei o laptop a uma tv através do HDMI e o vídeo na tv está normal, tudo funciona normal, exceto o display do notebook.

Procurei por casos similares e encontrei outras pessoas com o mesmo problema e que ocorreu da mesma forma, repentinamente e em máquinas Acer com pouco tempo de uso (menos de 2 anos). Fiquei com a sensação de que foi instalado no notebook uma peça com qualidade ruim, visto que um notebook deve durar em média uns 5 anos. Infelizmente nenhum dos casos encontrados teve o desfecho informado.
No meu caso eu estava assistindo uma playlist no Youtube em tela cheia, já tinha passado alguns vídeos e no meio de outro eu percebi o display ficando com as cores distorcidas e uma "sombra" verde sobre tudo. Foi quando desliguei pressionando o botão de energia.

Quero saber se alguém sabe desse problema e se sabe como resolver. Se a Acer presta algum tipo de reparo, visto que parece se tratar de um vício do componente (display) e não de mau uso e que o notebook não tem 2 anos de comprado. Confesso que estou bastante chateado pois investi mais de 3K na máquina e esperava que ela durasse pelo menos uns 4 anos, inclusive entrei em contato com a Acer assim que o comprei para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a cuidado e preservação do equipamento. O pior é que eu preciso do laptop para a faculdade (computação/programação) e para o trabalho (modelagem 3D), estou aqui sem saber como vai ser agora. :/

Obrigado pela atenção.

Segue uma foto de como a tela ficou (na imagem o menu inicar do Windows 11 sobre a área de trabalho):

Respostas

• Olá, bom dia.
    Ao ligar o notebook e acessar a Bios, a tela ainda permanece dessa forma?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• JoaoCarvalho
    Olá, bom dia.
    Bom dia. Sim, permanece o problema. 
  • Olá, bom dia.
    Ao movimentar a tela para cima e para baixo, há alguma alteração nas cores?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• O modelo é o A315-42G-R6FZ?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JoaoCarvalho
    Olá, bom dia.
    Ao movimentar a tela para cima e para baixo, há alguma alteração nas cores?
    Não, nada ocorre. Porém tenho percebido que a depender do que é exibido as tarjas rosas ficam  mais intensas ou quase somem.
    Gravei este vídeo https://1drv.ms/v/s!Ag6bjM29y3SYhadBH_o4LEsTSv0HpA?e=Xkv8pC para ilustrar o que quero dizer (link do OneDrive).

• JoaoCarvalho
    O modelo é o A315-42G-R6FZ?

Sim, este mesmo. Ele possui um Ryzen 5 3500U e uma GPU dedicada Radeon 540X.
  • Veja esse vídeo:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)