Temperaturas ideais Acer Aspire A515-52G-57NL

palceu
palceu Member Posts: 4 New User
Olá, fórum,

Tenho esse notebook a cerca de 2 anos, uso ele diariamente para propósitos diversos, em destaque para os jogos eletrônicos, alguns cujos exigem algum desempenho da máquina.

Recentemente, ao rodar o jogo Burnout Paradise: The Ultimate Box (https://store.steampowered.com/app/24740/Burnout_Paradise_The_Ultimate_Box/) por algumas horas, percebi o aparelho bem mais quente que o normal; curioso, abri o programa CPUID HWMonitor, o qual registrava temperaturas ultrapassando os 90ºC. Fechei o jogo e desliguei o computador por alguns momentos, e assim que o liguei novamente, realizei atividades menos exigentes, como uma ligação pelo Discord na qual espelhava a tela do navegador. Nesse caso, registrei temperaturas médias de cerca de 70 a 80ºC, mas também máximas que ultrapassavam os 90ºC.

Em nenhum desses momentos presenciei quedas perceptíveis de desempenho ou travamentos, porém pela segurança do meu aparelho gostaria de saber se as temperaturas registradas podem ser vistas como normais, dadas as situações em que elas se mostram.

Melhor resposta

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,401 Trailblazer
    Responder ✓
    Olá, boa tarde. 
    São temperaturas normais pelo tempo que você já tem o notebook, pois provavelmente ainda não realizou uma limpeza interna dele e a troca da pasta térmica também.
    Com tais procedimentos, a temperatura muito provavelmente vai baixar alguns bons graus. 
    Essa queda de desempenho pode ser mais sentida em jogos, onde por alguns segundos o processador baixa as frequências do processador para amenizar um pouco o calor gerado. 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,401 Trailblazer
    Responder ✓
    Olá, boa tarde. 
    São temperaturas normais pelo tempo que você já tem o notebook, pois provavelmente ainda não realizou uma limpeza interna dele e a troca da pasta térmica também.
    Com tais procedimentos, a temperatura muito provavelmente vai baixar alguns bons graus. 
    Essa queda de desempenho pode ser mais sentida em jogos, onde por alguns segundos o processador baixa as frequências do processador para amenizar um pouco o calor gerado. 
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• palceu
    palceu Member Posts: 4 New User
    editado janeiro 2022
    Olá, boa tarde. 
    Obrigado pela resposta amigo, mas então isso significa que não há urgência para limpeza do aparelho e de troca da pasta térmica? Se houver possibilidade de algum dano ocorrer no notebook num futuro próximo, irei realizar esses procedimentos assim que puder, mas não sei quando poderei. Uma base cooler ajudaria nessa situação também?
    Sobre a queda de desempenho, não consegui perceber nem mesmo durante o jogo, ele estava rodando muito bem mesmo em altas temperaturas.
  • palceu disse:
    Olá, boa tarde. 
    Obrigado pela resposta amigo, mas então isso significa que não há urgência para limpeza do aparelho e de troca da pasta térmica? Se houver possibilidade de algum dano ocorrer no notebook num futuro próximo, irei realizar esses procedimentos assim que puder, mas não sei quando poderei. Uma base cooler ajudaria nessa situação também?
    Sobre a queda de desempenho, não consegui perceber nem mesmo durante o jogo, ele estava rodando muito bem mesmo em altas temperaturas.
    Uma base com certeza há de melhorar ao menos o fluxo de ar, mas não fará milagres.
    Veja em minha assinatura onde cito dicas de como amenizar as temperaturas.

Expondo o notebook a essas temperaturas altas por um longo período é certo que diminui a vida útil dos componentes, então vai depender e muito do uso.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD