Audio Microfone Externo (jack) Acer Nitro 5 An515-54 Não Funciona

gersonsena
gersonsena Member Posts: 7

Tinkerer

editado julho 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá, já olhei outros fóruns/ perguntas similares ou iguais aqui (mas de outros modelos) e não consegui resolver. Acabei baixando driver errado também (o recomendado era um de 57MB e baixei outro de 10x maior). O driver recomendado baixa, mas só tem opção .cmd para install e não instala.

Já comprei adaptador CTIA OMTP, já tentei reinstalar o driver de áudio realtek definido para meu modelo (Failed to install driver aparece na tela .cmd, pois não tem um único arquivo .exe na pasta baixada). O problema é apenas com o Jack. Consigo ouvir áudios no fone que veio no celular, mas o mic dele não funciona, o microfone para celular não funciona, o microfone comum stereo (plug comum) não funciona. Já o áudio embutido (falantes internos e mic da tela) funcionam normalmente...

As mensagens de opção quando conecta no jack aparecem, seleciono diversas (entrada mic/ fone e mic/ externa), seleciona Realtek Stereo Mix, coloco para me escutar e fica só um ruido de fundo, como se algo não estivesse funcionando.

Não sei o que fazer e estou de saco cheio, uma maquina desse valor e não consigo gravar meus vídeos pra vlog.

Essa bagaça fez o favor de vir com Linux Essencial, mas paguei a licença para um Windows 10.

Tem SSD, HDD, muita memória de serviço e vídeo, mas não consigo gravar um simples áudio com qualidade. É pra irritar.

Respostas

• gersonsena

Tinkerer

A tentativa de att driver pelo próprio sistema foi infeliz, pois diz já estar com melhor driver para todas as funções. Nenhum sinal de erro de que haja problemas com eles.

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia gersonsena !

Qual tipo de licença do Windows adquiriu?
    Deve saber que a Microsoft implementou novos DRMs que tem impedido o funcionamento correto de hardwares em sistemas não legalizados.

O que informa, absolutamente nada tem a ver com a aparelho e sim com as configurações do Windows.

Já verificou o básico: o plug esta realmente conectado até o final, sem nenhuma sobra ?

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• gersonsena

Tinkerer

Olá, @MaClane

Eu comprei a licença em uma loja web, vou verificar se tenho o e-mail aqui...

Sim, tenho o e-mail e veio da loja "Central de Licenças". Mas eu baixei o ISO diretamente do portal da Microsoft... foi uma dificuldade instalar, e sempre caía além de levar um tempão.

Será que fui tapeado?

Quanto ao restante sim, conectei corretamente todas as vezes. Estou até querendo cortar um plug desses pra ver se realmente o adaptador CTIA OMTP tem os pinos legados ao mic invertidos para funcionar como deveria.
  • MaClane
    Infelizmente, a maior parte das licença comercializadas hoje em sites de terceiros e em "pacotes" não são originais ou já forma utilizadas.
    Pode verificar juntamente a Microsoft através de sua conta.

Os encaixes tem vindo com bastante pressão nas aletas, sendo necessário forçar o plug até o final.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• gersonsena

Tinkerer

Pois é, @MaClane

Mas todo resto funciona muito bem, então mesmo versão com problemas ainda não tô nenhum pouco afim de ir por esse lado sendo que já comprei coisas que não resolveram. Ou seja, que garantia vou ter que o simples microfone (sendo que todo resto funciona) é por windows. E porque nenhuma notificação da própria Microsoft apareceu? Antes se podia testar a versão, nesses novos windows nem sei onde fica. E porque esse modelo estava sendo vendido apenas com Linux? Não achei em lugar algum no Brasil. Sem contar que não paguei barato nele não, foi coisa de quase 6 mil reais (algo em torno de 1200 dólares na nossa atual cotação).

A licença foi uns 300 (por isso nem tenho pacote office ainda, pois estou esperando para comprar).

Porque a Acer me escolhe um padrão de plug que não bem na maioria dos dispositivos simples?
  • gersonsena

Tinkerer

Fui verificar no site da Microsoft e seguindo a instruções fui nessa janela. Ao que tu indica está tudo em ordem também.

• MaClane
    Ou seja, que garantia vou ter que o simples microfone (sendo que todo resto funciona) é por windows.
    R: toda configuração de acesso é via sistema operacional.

E porque nenhuma notificação da própria Microsoft apareceu?
    R: não necessariamente as mensagens são enviadas de imediato.

Antes se podia testar a versão, nesses novos windows nem sei onde fica. E porque esse modelo estava sendo vendido apenas com Linux? Não achei em lugar algum no Brasil. Sem contar que não paguei barato nele não, foi coisa de quase 6 mil reais (algo em torno de 1200 dólares na nossa atual cotação).
    R: porque existem diversos modelos na serie, alguns com Windows e outros com Linux.
    Valores nada tem a ver com configuração de sistema ou utilização do aparelho.

Porque a Acer me escolhe um padrão de plug que não bem na maioria dos dispositivos simples?
    R: o padrão é universal para todas as empresas

Já testou um headset padrão com conector único?

Sincerely, J. MaClane ™

• gersonsena

Tinkerer

Olá, @MaClane

"Não necessariamente as mensagens são enviadas de imediato."
    R: Estou com computador de 2 meses... nesse período já encomendei mic novo, adaptador (graças ao fórum aqui que citou isso), não faz o mínimo sentido apenas um item do hardware não funcionar e outros sim. O áudio sai nos fones de celular, por exemplo.
    O problema é só no jack, se o mic interno dele não desse uma qualidade de áudio tão aquém para o que preciso, nem precisaria de mic externo.

"Já testou um headset padrão com conector único?"
    R: Não tenho esse tipo de headset, nem conheço quem tenha, tenho sim diversos adaptadores para celular, material de áudio comum, o único headset que tenho não é esse tipo de jack.

"O padrão é universal para todas as empresas"
    R: Se é tão padrão de fabricantes, porque dispositivos pra celular não funcionam se todos tem o mesmo plug? Os próprios arquivos aqui da comunidade já sabem que tem dois padrões de plugues para esses jacks. A empresa optar por um ou outro é mero capricho.

Repito, meu propósito é apenas criação e edição de vídeos. Está sendo uma decepção não ter suporte pleno a áudio.

A parte eletrônica eu domino, por conta da minha formação técnica e acadêmica. Acabei de desmontar um plug desse padrão para ter acesso às partes metálicas e realmente meu adaptador CTIA OMTP está fazendo a inversão dos últimos dois contatos. Então ou o jack deveria permitir meu microfone de lapela ou com ou sem o adaptador. Logo, descartada a ideia inversão do tipo plug do mic. 

Se você tiver outra opção a dar, agradeço. Se não vou procurar alguma alternativa. 
  • MaClane
    "Não necessariamente as mensagens são enviadas de imediato."
    R: Estou com computador de 2 meses... nesse período já encomendei mic novo, adaptador (graças ao fórum aqui que citou isso), não faz o mínimo sentido apenas um item do hardware não funcionar e outros sim. O áudio sai nos fones de celular, por exemplo.
    O problema é só no jack, se o mic interno dele não desse uma qualidade de áudio tão aquém para o que preciso, nem precisaria de mic externo.

R: faz sentido sim, se caso su licença não fosse original.
    As DRMs interferem em alguns hardwares de forma aleatória.
    Possuo um modelo da serie An515-52 com a mesma construção de MIC e o som é nítido e perfeito.

"Já testou um headset padrão com conector único?"
    R: Não tenho esse tipo de headset, nem conheço quem tenha, tenho sim diversos adaptadores para celular, material de áudio comum, o único headset que tenho não é esse tipo de jack.

R: Como o conector é combo, o correto é utilizar um headset sem nenhum tipo de adaptador, pois os setores de acesso podem sofrer interferência.

"O padrão é universal para todas as empresas"
    R: Se é tão padrão de fabricantes, porque dispositivos pra celular não funcionam se todos tem o mesmo plug? Os próprios arquivos aqui da comunidade já sabem que tem dois padrões de plugues para esses jacks. A empresa optar por um ou outro é mero capricho.

R: desconheço essa informação que alega.
    O padrão é sempre o mesmo:

httpsusv-cdnnet6029997uploadseditortlvbxm06nvjnzcpng

Repito, meu propósito é apenas criação e edição de vídeos. Está sendo uma decepção não ter suporte pleno a áudio.

R: por isso deve utilizar hardwares compatíveis.

A parte eletrônica eu domino, por conta da minha formação técnica e acadêmica. Acabei de desmontar um plug desse padrão para ter acesso às partes metálicas e realmente meu adaptador CTIA OMTP está fazendo a inversão dos últimos dois contatos. Então ou o jack deveria permitir meu microfone de lapela ou com ou sem o adaptador. Logo, descartada a ideia inversão do tipo plug do mic. 

R: Basta ver o padrão dessa serie:

Existem 2 questões:
    A primeira é que se utiliza controladora da Realtek, deve abrir o painel e realizar a configuração por lá.

A segunda é que o conector jack é um combo de speaker/headphone/line-out, ou seja, o suporte adequado é somente a conectores com essas características:

httpsusv-cdnnet6029997uploadseditortlvbxm06nvjnzcpng

Sincerely, J. MaClane ™

• gersonsena

Tinkerer

Olá, @MaClane

Esta tela do Gerenciador de Áudio HD
    Realtek simplesmente não existe no meu notebook.

Nem este programa RtkNGUI64.exe e nem este caminho C:\Program Files\Realtek\Audio existem no meu HD
    Quando tentei instalar outra versão de driver (por engano, pois ao que parece era de outro modelo de notebook), ele até criou a pasta nesse caminho:
    C:\Program Files (x86)\Realtek\Audio\ mas não terminou de instalar porque desinstalava o driver atual e depois ficava num reboot eterno tentando instalar esta versão. Isso só parou quando manualmente cancelei os reboots e o windows restaurou o driver antigo (áudio, mic interno e fones externos funcionando corretamente então).

O arquivo que baixei e não contei nenhum .exe (que segundo aqui o site é do meu modelo) tem apenas 57MB e tinha um arquivo .exe.
    O arquivo anterior tinha mais de 570MB. Meu Nitro 5 AN515 54 simplesmente não parece ter esse app para seu modelos, apenas arquivos .inf

Eles foram baixados aqui, para meu modelo: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7964?b=1 

Quando tento instalar tanto Audio Console quando Audio Utility, ambos apresentam o ERRO da figura:

Outra variante do mesmo ERRO, tentando como ADM, é o número 183.

Quando tento instalar o driver, o ERRO já é este deste figura:

Install.cmd não funciona e InstallPackage.bat apresenta as mensagens acima...

Então fui olhar a Microsoft Store, e para minha surpresa não abriu.
    Fiz todos os procedimentos constantes até o passo 4, e o resultado após a tela de prompt foi o da figura abaixo:

Então a mensagem mostrada na caixa não printada é: You'll need a new app to open this ms-windows-store link

Então usei o seguinte comando no prompt: PowerShell -ExecutionPolicy Unrestricted -Command "& {$manifest = (Get-AppxPackage Microsoft.WindowsStore).InstallLocation + '\AppxManifest.xml' ; Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register $manifest}" e reativou a loja...

MAS... não tem nada UWP lá que se pareça com algo que a mensagem anterior menciona. WTF

Sobre os pinos, isso já conferi, eu tenho um inversor de pinos MECÂNICO, não há nada de eletrônica nele, apenas inverte os contatos metálicos de um modelo CTIA para um OMTP ou vice versa.

• pato9
    pato9 Member Posts: 1 New User
    Sei que estou ressuscitando o tópico mas fica a informação util ai, pra quem não esta conseguindo usar o mic do conector, vá em ' Iniciar ' > ' Realtek Audio Console ' > ' Device Advanced Settings' (canto esquerdo baixo) > mude de conexão para ' Headset ', fazendo isso via funcionar normalmente o mic externo, e uma curioisdade no menu de configurações do som em dispositivos de entrada não vai aparecer o mic, mas nos softwares vai funcionar, podem testar.

• FilipeAgostinho
    FilipeAgostinho Member Posts: 1 New User
    Estou enfrentando o mesmo problema relatado pelo @gersonsena . Frustrante não conseguir conectar um microfone profissional para edição de vídeos. Simplesmente não funciona. No Apple, o mesmo microfone é identificado imediatamente. 
  • CacianoAguiar
    CacianoAguiar Member Posts: 2 New User
    pato9 disse:
    Sei que estou ressuscitando o tópico mas fica a informação util ai, pra quem não esta conseguindo usar o mic do conector, vá em ' Iniciar ' > ' Realtek Audio Console ' > ' Device Advanced Settings' (canto esquerdo baixo) > mude de conexão para ' Headset ', fazendo isso via funcionar normalmente o mic externo, e uma curioisdade no menu de configurações do som em dispositivos de entrada não vai aparecer o mic, mas nos softwares vai funcionar, podem testar.

Cara eu ja tinha tentando de... 
    Felizmente você caiu do céu, muito obrigado!