Aspire A515-55G-51HJ com picos de temperatura

Elbert
Elbert Member Posts: 9

Tinkerer

Bom dia, adquiri um Acer Aspire 5 na black friday do dia 26 e tenho uma semana de uso com ele. Utilizando o HWMonitor, percebi que ele tem apresentado picos de temperatura conforme utilização, até mesmo ficando em idle sem nenhum programa mais pesado aberto em primeiro/segundo plano sua temperatura tem picos de até 93º. Com programas abertos, sendo jogos em alguns casos, ele chega até 95º aprox. dependendo do tempo de utilização dele. Não é uma temperatura contínua, são literalmente picos; ele chega a toda essa temperatura e rapidamente cai, tornando a atingir 50~75º em média durante o uso. Isso é normal para essa linha? Procurei aqui na comunidade e em outros sites e percebi que existe uma espécie de problema de refrigeração desse modelo em alguns casos, mas se ele chegar a esses picos e continuar caindo para temperaturas um pouco menores, há necessidade de acionar a garantia?

Já fiz alguns procedimentos para testar se a temperatura cai, entre eles:

O notebook está num suporte acima de 5cm da área da contato com a mesa
Resetei ele para as configurações de fábrica
Não uso o teclado e o touchpad dele, uso mouse e teclados à parte

Cheguei a limitar o desempenho máximo do processador para 99% no menu de Opções de Energia, contudo isso faz com que o processador não passe de 1GHz e ele se torna lento, então não teria proveito nenhum ter comprado ele, seria melhor permanecer com o meu antigo.

Melhor resposta

• Elbert

Tinkerer

Responder ✓
    Amigo, se tiver uma solução me avise, acredito estar com a mesma situação
    https://community.acer.com/pt/discussion/656555/alta-frequencia-e-temperaturas-no-nitro-5/p1?new=1
    Fala aí amigo, o meu voltou da garantia ontem e já tive bons resultados: a média de temperatura ficou na casa dos 50° em uso leve, só com navegador e assistindo vídeos em máxima resolução. O máximo que chegou foi a 67°, que é uma ótima temperatura convenhamos... não cheguei a testar ele com jogos ainda, hoje irei testar assim que for possível, mas logo de cara já deu pra ver a diferença. O laudo técnico apontou que foi feita a troca do thermal preventivamente e da pasta térmica por uma "gamer", imagino que tenha um desempenho melhor. Enfim... aqui solucionou pelo visto, se for o caso recomendo que também solicite o reparo. O serviço é rápido e a entrega também, eles mandaram em um dia e chegou aqui em outro mesmo não sendo no mesmo estado. 

Respostas

• Olá, bom dia. 
    Em idle está temperatura não deveria passar de 50°.
    No plano Economia de Energia ela fica mais ou menos nesse patamar também? 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Elbert

Tinkerer

Olá, bom dia. 
    Sim. Em economia de energia ele também chega aos 90º, acho que o máximo que já vi foi 92º... como eu disse, são picos temporários. Coisa de um segundo ou dois, depois ele volta.
  • Elbert

Tinkerer

Up. O problema persiste inclusive com uma base ventilada. 
  • indyjones8283
    indyjones8283 Member Posts: 9

Tinkerer

https://community.acer.com/pt/discussion/656555/alta-frequencia-e-temperaturas-no-nitro-5/p1?new=1
  • Elbert disse:
    Olá, bom dia. 
    Sim. Em economia de energia ele também chega aos 90º, acho que o máximo que já vi foi 92º... como eu disse, são picos temporários. Coisa de um segundo ou dois, depois ele volta.
    Nesse caso pode ser alguma informação falso/positivo já que é um pico de temperatura e já volta ao normal.
    Mas você sente que ele aquece muito ou não? 
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Elbert

Tinkerer

Então amigo, eu procurei a assistência da Acer, que me indicou alguns procedimentos mas nenhum se mostrou efetivo pro problema, então fui orientado a enviar o notebook para que eles pudessem analisar pela garantia. Estarei enviando na segunda-feira, o problema é bem semelhante ao seu mesmo. Se utilizar o notebook carregando, ele se mantém sempre no máximo clock da CPU e acaba aquecendo muito, acredito ser um problema crônico da Acer pois já li a respeito em vários lugares, inclusive aqui no forum em inglês. Retornando de lá, caso o problema seja resolvido, eu volto para dizer o que foi feito.
  • Elbert

Tinkerer

Elbert disse:
    Olá, bom dia. 
    Nesse caso pode ser alguma informação falso/positivo já que é um pico de temperatura e já volta ao normal.
    Mas você sente que ele aquece muito ou não? 
    O aquecimento da estrutura dele é bem intermitente... às vezes, de fato ele fica muito quente naquela área aonde a CPU é instalada, às vezes se mantém com uma temperatura bem amena. Pelo visto é algo que só os técnicos conseguirão resolver.
  • Elbert

Tinkerer

Nesse meio tempo desde que criei esse tópico, a temperatura máxima atingida dele saiu de 93º para 95º, mesmo comigo usando uma base suspensa com 4 coolers para manter o melhor fluxo de ar possível. Acionei a garantia e conforme for, atualizarei esse tópico.
  • São temperaturas de jogos ou programa pesados e não de um uso normal, como mencionado por você. 
    A ventoinha do próprio notebook pode não estar funcionando corretamente. Você consegue sentir se está saindo ar na lateral dele? 
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Elbert

Tinkerer

Responder ✓
    Fala aí amigo, o meu voltou da garantia ontem e já tive bons resultados: a média de temperatura ficou na casa dos 50° em uso leve, só com navegador e assistindo vídeos em máxima resolução. O máximo que chegou foi a 67°, que é uma ótima temperatura convenhamos... não cheguei a testar ele com jogos ainda, hoje irei testar assim que for possível, mas logo de cara já deu pra ver a diferença. O laudo técnico apontou que foi feita a troca do thermal preventivamente e da pasta térmica por uma "gamer", imagino que tenha um desempenho melhor. Enfim... aqui solucionou pelo visto, se for o caso recomendo que também solicite o reparo. O serviço é rápido e a entrega também, eles mandaram em um dia e chegou aqui em outro mesmo não sendo no mesmo estado. 
  • Elbert

Tinkerer

São temperaturas de jogos ou programa pesados e não de um uso normal, como mencionado por você. 
    A ventoinha do próprio notebook pode não estar funcionando corretamente. Você consegue sentir se está saindo ar na lateral dele? 
    O laudo técnico da Acer não apontou problemas em coolers nem nada disso, eles trocaram o thermal e a pasta térmica e num uso rápido ontem eu já pude notar uma diferença significativa: de 94° max para 67° max. Imagino que em uso mais pesado chegue a uns 80 e pouco graus, o que é normal. Sendo assim, sem mais problemas. 
  • Excelente então, as vezes o thermalpad não estava fazendo contato com o dissipador de cobre, acho muito difícil de ocorrer mas tudo é possível.
    Sugiro que faça um teste de stress com o Aida64 para ver qual será o pico de temperatura que vai alcançar.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD