AN515-43-R4C3: Reservando 10gb de RAM para o sistema! + BIOS travando
Fala pessoal, tudo certo?
To com uns probleminhas no Nitro 5, se puderem me ajudar, por favor.
Peguei o modelo AN515-43-R4C3 Linux Ryzen 7 com 8gbs of RAM, instalei Windows e ele só conseguia usar 5,9gbs RAM por conta da memória alocada para a Vega... Correto?
Recentemente instalei mais 8gbs, totalizando 16gbs.
O problema é que ele começou a mostrar 5,9gbs pra mim e 10,1gb RAM reservada para o sistema!
A BIOS não tem opção pra tirar isso, então fui tentar atualizar da versão 1.10 para 1.12 que é a mais recente no site... Instalou corretamente e depois aconteceu outro problema, ele começou a travar na hora de tentar entrar na BIOS e as vezes até trava pra voltar do modo sleep ou iniciar o Windows. (Geralmente tenho que desligar e apertar o power por 12seg antes de tentar ligar novamente)
Estava lendo que pode ser algum erro com o HD, será que ligar com apenas o SSD conectada deixaria eu acessar a BIOS novamente? Li que seria legal colocar Secureboot e Fastboot desativado, ver se está mesmo em modo UEFI e SataMode em AHCI... Será que o update bugou algo e preciso colocar essas configurações para parar os problemas?
Foi outra pessoa que instalou o Windows antes e não lembro como as configurações estavam.
Podem me ajudar nesse travamento e com o problema da RAM por favor?