É possível remover ENDLESS OS completo do SDD de um Aspire A515-54-72KU recém comprado?

KCaioFormiga
KCaioFormiga Member Posts: 7 New User
Acabei de comprar um NOTEBOOK Aspire A515-54(NX.HQMAL.00F / Aspire A515-54-72KU) que veio com o ENDLESS OS de fábrica.
1. Instalei WINDOWS nele e quero remover o ENDLESS OS completamente do SDD. É possível?

Respostas

• rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Instalou o Windows no mesmo SSD? Se sim provavelmente já formatou o Endless. Abra o Gerenciador de discos com "Win" + R e digite
    compmgmt.msc

Coloca o print aqui pra gente ver.
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • KCaioFormiga
    Quando eu executo o comando aparece dois discos

0 com 476,92gb que imagino ser o SDD
    1 com 14,56 gb que o PEN DRIVE BOOTAVEL que usei para instalar o windows... 

Porém quando eu entro no SETUP ele mostra duas opções de BOOT tenho trÊs opções:
    1. WIN
    2. ENDLESS 
    3. USB PEN DRIVE 

Quero remover o todo o vestígio do ENDLESS inclusive aqui no BOOT
  • rafaelsoaresbr
    Ao que parece você não limpou o disco quando instalou o Windows, ou seja, não removeu todas as partições do disco antes de instalar o Windows. Por isso manteve a entrada de boot do Endless e essa partição de 37GB.
    Para remover essa entrada eu inicio uma distro linux pelo pendrive e uso o comando efibootmgr, não é algo trivial:

# efibootmgr
    # efibootmgr -B XXXX (onde XXXX são os 4 números referentes ao Endless)

No seu caso eu instalaria o Windows de novo, ele se encarrega de remover essa entrada UEFI aí. No instalador pressiona SHIFT + F10 para abrir o prompt de comando e rodar o utilitário diskpart para limpar a tabela de partição do disco:

# diskpart
    > list disk
    > select disk N (onde N é o número do disco SSD)
    > clean
    > exit
    # exit
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • KCaioFormiga
    Você falou tudo! Eu vacilei na instalação do WINDOWS>

EU queria na real por o LINUX MINT, mas por algum motivo quado eu faço boot pelo PEN DRIVE e carrego o LINUX, uso o terminal e faço fdisk -l e ele lista o seguinte:

Nunca vi esse /dev/loop0, mas minha intuição me diz que tem haver com o ENDLESS. 

Pensei em fazer um PEN DRIVE com o GPARTED, fazer o BOOT pelo PEN DRIVE e limpar todo o disco SSD. Depois instalar o LINUX do ZERO, neste SSD limpo. 

Seria parecido com o que vc falou, mas usando outra ferramenta, né isso?
    No instalador pressiona SHIFT + F10 para abrir o prompt de comando e rodar o utilitário diskpart para limpar a tabela de partição do disco:

# diskpart
    > list disk
    > select disk N (onde N é o número do disco SSD)
    > clean
    > exit
    # exit

• KCaioFormiga
    Acabei dar boot pelo GPARTED mas não foi possível mostrar a partição do SSD. 

Vou tentar pelo WINDOWS e diskpart
  • KCaioFormiga
    Estou com dificuldade de ver o SSD no USB BOOT do LINUX MINT. Seja com o GPARTED ou com o DISK (programa que vem no BOOT) tenho a mesma situação, apenas mostra o meu pen drive.

Sei que se colocar o WINDOWS vai funcionar...mas não quero usar o WINDOWS! 
    Queria por o LINUX MINT...

• KCaioFormiga
    Li que tem haver com AHCI mode.

Onde faço a verificação? de qual mode estou?
  • KCaioFormiga
    Pelo que vi o ACER usa o "Insyde H20 Setup Utility" que apenas mostra ao usuário opções básicas. Nos fórum descobri como mostrar a opção do SATA mode.

LINK: 
    https://www.clubedohardware.com.br/topic/1496331-bios-insydeh20-rev-50-opções-avançadas/

Na aba Main, dá CTRL + S, mas tem que desabilitar Secure boot e Fast boot. 

• rafaelsoaresbr
    O meu veio com Windows e consegui trocar para o Linux sem grandes problemas, só precisei desabilitar o Secure Boot.

O fdisk deve mostrar isso:

R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz