Nitro 5 com queda de FPS frequente em jogos consideravelmente leves
Saudações galera.
3 semanas atrás, comprei um Nitro 5, modelo AN515-52-75GW, ele vem com as seguintes características:
* Core i7-8750H 2.20GHz ~ 4.1GHz
* 16GB de RAM
* GTX Nvidia Geforce 1050ti 4GB
* SSD 128GB e HD 1T
* Windows 10 Pro
(Eu jogo em 60 FPS porque meu PAINEL é 60Hz)
Quando eu vou jogar Free Fire (consideravelmente leve, levando em consideração a máquina que tenho), o FPS cai bastante (pra 15-20), mesmo sem nenhum inimigo por perto.
Já segui todas as instruções de melhoria que as pessoas deram para o Nitro 5 e para o Bluestacks (emulador que uso para emular o Free Fire).
1. Todos os drivers estão atualizados
2. Sim, sempre jogo na conectado na tomada e todas as configurações de opções de energia estão em alto desempenho.
3. A placa de vídeo está configurada para desempenho e todas as sub categorias estão configuradas para alto desempenho também (de acordo com o que eu entendi).
4. VT-X e VT-D estão ativados. (Também testei com a VT-D desativada e continua a mesma coisa, em fato não sei pra que serve a VT-D, mas a VT-X precisa estar ativa para jogar).
5. Outros Hyper-V e quaisquer programas que possam estar utilizando a virtualização (como virtualbox, avast etc) estão desabilitados e a queda de FPS continua.
6. Executei 3 instalações limpas para ver se resolvia e não resolveu, FPS continua caindo frequentemente, não há como adaptar às quedas.
7. Também vamos levar em consideração que um desktop com Core i3 de quarta geração e um notebook i5 de segunda geração e 8GB RAM, GTX 660 roda o Bluestacks com desempenho melhor que o que eu estou tendo.
8. O Bluestacks está configurado para usar 4 núcleos e 4096mb de memória RAM, e também utilizar o OpenGL com gráficos da placa dedicada.
9.a. No gerenciador de Tarefas eu posso ver que o Bluestacks está usando apenas 100mb de memoria RAM e a memoria total utilizada por todos os programas Windows está em 40%.
b. O uso total do processador por todos os programas fica entre 20 e 35%.
c. O uso total da GPU por todos os programas fica em 20%.
d. Não, não jogo com outros programas abertos, me refiro aqueles que são do próprio Windows e não há como fechar.
e. CPU não passa de 75ºC (normalmente fica entre 60~68ºC) e a GPU não passa de 55ºC (se mantém na casa dos 50ºC).
SOLUÇÃO SEMI PARCIAL QUE ENCONTREI APÓS 3 SEMANAS PROCURANDO: Apagar o driver mais recente da nVIDIA e instalar uma versão mais antiga do próprio website da Acer, fiz isso e resolveu meu problema em 50%, o FPS não cai mais a todo instante como antes, porém se tem mais de 2 inimigos por perto (ou se estou jogando com meu time por perto), o FPS cai a cada 2 minutos. Quando chega aquele momento que eu realmente preciso do jogo limpo e liso, acontece uma travada monstra, que acarreta em minha morte.
Se alguém conseguir uma solução, agradeço muito! Eu praticamente já não tenho mais esperanças com esse produto da Acer, além disso, me culpo, uma vez que me avisaram que o desempenho do Nitro 5 não era agradável, porém imaginei que eram as versões com Core i5 e 8GB RAM tentando rodar jogos pesados, nunca imaginei isso de um Core i7 8750H e 16GB RAM com jogos leves.