Fala pessoal! Todo mundo bem?
Seguinte, já tenho a alguns meses um Acer Predator Helios 300 PH315-52-748U, e estou com problemas com esse SSD do título em questão.
Minha situação é a seguinte:
Eu gostaria MUITO de poder rodar Windows e Linux nele, pois trabalho com desenvolvimento de sistemas, e, para mim, é melhor utilizar o software livre para isso. Eu adquiri um SSD ADATA SX6000 de 1TB, o qual consegui instalar o Windows nele, sem problemas e roda de boa, tudo reconhece e funciona perfeitamente. Na ocasião, eu deixei um espaço livre para instalar o Linux em uma outra partição (está em GPT), e quando fui instalá-lo, não reconheceu o ADATA, apenas o HD. Eu entendo um pouco de hardware e já manjei que poderia estar relacionado ao dito cujo AHCI. Fui direto na BIOS alterar, alterei e bum! Ele fica travado naquela tela inicial do "PREDATOR". O que eu fiz? Adquiri um outro SSD M.2 PNY CS1031, achando que poderia ser alguma coisa relacionada à compatibilidade do ADATA e a instalação do Linux, porém nada mudou, a BIOS identifica todo mundo, mas o instalador não reconhece ninguém, apenas o HD, e isso em modo "RST Premium With Optane". E quando eu altero para AHCI, mesmo BO de travar na tela inicial.
O que eu fiz então: inicializei o note somente com o PNY conectado e em modo AHCI e, com isso, eu consegui instalar o Linux nele, belezinha, agora é só tirar do modo AHCI e boa! Vou ter os dois funcionando? Não. Somente o ADATA inicializa Windows, o PNY dá crepe na inicialização do Linux (alterando o boot no F12).
Eu estou em uma sinuca de bico, por que esse ADATA só funciona no modo "RST Premium with Optane", e eu só consigo instalar o Linux em modo AHCI, e se eu instalo em AHCI, não funciona no modo RST Premium with Optane... enfim... alguém tem alguma luz para mim?
Observação importante: já atualizei a BIOS do note.
Abraços a todos!
[Título editado para incluir modelo do produto]