Olá, pessoal.
Estou abrindo este tópico porque não estou conseguindo acessar normalmente alguns canais/páginas de suporte da Acer no meu navegador, então resolvi relatar o caso aqui da forma mais completa possível para ver se alguém da comunidade ou da própria Acer consegue me orientar.
Meu notebook é um Acer Predator PHN16-71, com os seguintes dados:
- SNID: ************
- SN: ***********************
- BIOS: V1.18
- Processador: Intel Core i7-13700HX
- GPU: NVIDIA GeForce RTX 4060 Laptop GPU
- Sistema: Windows 11 Home Insider Preview Single Language 64 bits
- Memória atual: 32 GB DDR5
- Compra: abril de 2024
O ponto mais importante é o seguinte: esse comportamento não apareceu agora. Desde que comprei o notebook, eu já notava que, em alguns cenários mais pesados, aconteciam travamentos/congelamentos esporádicos. No começo era algo mais difícil de isolar, então fiquei tentando entender se era software, driver, temperatura, carga de jogo, ou alguma outra variável.
Com o tempo, comecei a suspeitar que pudesse haver alguma relação com memória RAM, porque o problema parecia surgir mais em cenários de carga mais pesada e, principalmente, quando havia maior exigência conjunta do sistema.
Pensando nisso, tomei a iniciativa de fazer upgrade da RAM. O notebook estava com 16 GB (2x8 GB) e eu passei para 32 GB (2x16 GB). A minha expectativa era verificar se o problema desapareceria ou pelo menos mudaria de padrão. Só que o problema persistiu.
Depois disso, fui tentando organizar os testes de forma mais lógica para isolar melhor a origem da falha. O que observei até aqui foi:
Comportamento nos testes
- Teste de CPU isolada: concluiu normalmente, sem travamento.
- Teste de RAM: apresentou indícios de instabilidade/travamento.
- Teste combinado CPU + RAM: também apresentou travamentos/congelamentos.
- Pela minha observação prática, a instabilidade parece aparecer mais quando a carga de memória sobe bastante, especialmente em cenários próximos ou acima de algo em torno de 60%.
- Em jogos pesados e cenários de maior exigência, as ventoinhas entram em rotação alta normalmente, então o notebook pelo menos responde ao aumento de carga térmica.
- Pelo utilitário da própria Acer, SSD, bateria e memória aparecem com status “Bom”, o que deixa a situação ainda mais estranha.
- A BIOS atualmente reportada é a V1.18.
O que me chama atenção
O que mais me intriga é:
- a CPU isoladamente parece aguentar;
- o problema parece aparecer quando a exigência entra mais forte no lado de RAM ou no cenário combinado CPU + RAM;
- o upgrade de memória não resolveu;
- e esse histórico existe praticamente desde o começo de uso do notebook.
Então comecei a pensar em algumas hipóteses, mas não sei qual delas faz mais sentido:
- instabilidade de memória;
- sensibilidade/incompatibilidade com módulos de RAM;
- problema na controladora de memória;
- BIOS/firmware;
- placa-mãe;
- gerenciamento de energia;
- ou até alguma condição mais específica do sistema.
O que eu gostaria de entender
Queria a opinião de vocês sobre estes pontos:
- Esse padrão de falha lembra mais problema de RAM, controladora, placa-mãe ou BIOS?
- Existe algum teste mais confiável que vocês recomendam para diferenciar melhor essas hipóteses?
- Mesmo fora da garantia, vocês acham que isso já justifica levar direto para assistência técnica autorizada?
- Alguém com PHN16-71 já passou por algo parecido?
A ideia aqui não é só “reclamar”, mas realmente tentar montar uma linha de raciocínio técnica. Como o problema existe desde muito cedo e continuou mesmo depois do aumento da RAM, fiquei com a sensação de que talvez não seja algo simples de software.
Agradeço muito qualquer ajuda.
Rodrigo Ribak
[Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal]