Atualmente, tenho tido problemas com gamings que exigem o TPM2.0 em seus antcheat, principalmente com o Warzone, que até então, eu jogava tranquilamente.
Impossibilidade de ativar o Secure Boot (Inicialização Segura) no modo Standard. A BIOS apresenta um "TRAVAMENTO/BLOQUEIO" no estado "Custom", ficando cinza escuro, sem possibilidade de alterar, impedindo que o Windows 11 e softwares de terceiros (como o Anti-Cheat Ricochet da Activision) reconheçam as chaves de fábrica da Microsoft, impossibilitando o uso de recursos de segurança e entretenimento nativos do sistema.
Procedimentos já realizados pelo usuário (Esgotamento de Software):
- Instalação Limpa do Windows 11: O SSD foi totalmente formatado (partições deletadas) e reinstalado em modo GPT/UEFI. O Windows está atualizado e o TPM 2.0 consta como "Pronto para uso".
- Configuração de Senha de Supervisor: Foi definida a Supervisor Password para liberar todas as opções da BIOS.
- Tentativa de Reset de Chaves: Utilizadas as opções “Erase all Secure Boot Settings” seguidas de “Restore Factory Keys/Default”. O sistema executa o comando, mas o status permanece em "Custom" e o Windows reporta o Secure Boot como "Desativado" no
msinfo32. - Ajuste de VMD/SATA: Foram testadas configurações com e sem o VMD Controller (via Ctrl+S), sem impacto no Secure Boot.
- Comandos via Terminal: Tentativa de ativação forçada via PowerShell (
Confirm-SecureBootUEFI), retornando valor False, confirmando que a BIOS não está enviando a assinatura de segurança para o Kernel do Windows.
Conclusão e Requerimento:Trata-se de um erro crítico de Firmware/NVRAM na versão V1.15, amplamente relatado pela comunidade de usuários deste modelo. Como o hardware possui os requisitos (TPM 2.0 e suporte a UEFI), a falha na entrega das chaves padrão caracteriza um vício oculto do componente lógico.
Se alguém tiver uma solução, especialmente para o warzone, eu agradeceria.