Olá!
Preciso da ajuda dos gurus, há dois dias a minha placa de vídeo RTX 2060 Super pediu uma atualização em seus drivers, eu fiz, mas depois percebi que os jogos estavam lentos ou serrilhados, então eu baixei o driver anterior e refiz a instalação, acontece que quando eu fiz isso e a tela piscou (Normal quando se instala drivers) o monitor deixou de preencher toda a sua tela, ficando com um distância de 1 cm de todas as suas bordas, e agora, mesmo quando eu ligo somente o monitor, sem estar conectado a nada, ele já iniciar com as bordas cortadas.
Após isso eu já tentei de tudo:
1 - Reinicializar de fábrica usando o Menu do monitor, na aba "Informações" onde há todas as informações do Monitor, fui até a aba "Redefinir todas as configurações" e cliquei em "reinicializar", a tela pisca mas volta do mesmo jeito;
2 - Hard reset do monitor, desconectando tudo, segurando o botão de ligar por 1 minuto, religando tudo novamente;
3 - Selecionando o "Full" na opção do Menu "Sistema" e "Wide Mode", não adiantou;
4 - E utilizando as configurações no Windows em resolução, mudança de Hz etc;
5 - Resolução através do software da placa de vídeo (NVIDIA App e Painel de controle da NVIDIA);
Enfim, pesquisei e fiz vários métodos antes de escrever aqui, algo em torno de 4 - 5 horas entre pesquisas e tentativas, nada funcionou.
Segundo o diagnóstico do GPT, que usei como consulta o problema está em alguns pontos:
"Quando a imagem base fica com uma “moldura preta fixa” igual em todos os lados, mas o OSD aparece normal, isso indica:
"Falha no firmware ou no scaler interno.
E coincidiu com a reinstalação do driver porque:
Quando você reiniciou o sistema completo, o monitor fez cold boot real e saiu de estado estável.
Às vezes defeito aparece exatamente nesse momento.
👉 O painel está operando em área ativa reduzida.
Isso acontece quando:
O firmware entra em modo de proteção
Há erro no mapeamento da área ativa
Ou falha parcial na placa scaler / T-CON
E o fato de continuar mesmo sem sinal elimina completamente software."
Não entendi muito bem, mas parte do que ele recomendou eu encontrei na internet, então já estou pesquisando assistência autorizada, porque o monitor já não está na garantia.
Por fim, agradeço a todos que prestarem o seu tempo para me ajudarem, um abraço!