Recentemente, comprei um Acer Nitro V15 ANV15-51-51UZ na Black Friday. Ele veio com Linux, então instalei o Windows 11. No começo, ele estava dando crash com o erro Inaccessible Boot Device (Dispositivo de Inicialização Inacessível). Descobri que isso aconteceu porque eu instalei o Windows com o VDM desativado na BIOS, então reinstalei com o VDM ativado e usei a opção Load Driver (Carregar Driver). Os crashes anteriores pararam; no entanto, agora tenho um novo problema. Isso aconteceu umas três vezes até agora duas vezes assistindo YouTube e uma vez assistindo um vídeo no VLC. Ouço um som de arranhão (o som vem do sistema, escuto nos meus fones de ouvido), e então meu sistema congela. Um por um, os programas travam, não consigo clicar em nada, os botões param de funcionar e o Ctrl + Alt + Del não funciona. No começo, achei que fosse o driver de áudio Realtek, e depois de reinstalá-lo, funcionou bem por alguns dias, mas depois o problema voltou de repente. Segurar o botão de energia e reiniciar traz o sistema de volta ao normal, mas o problema aconteceu de novo. É um laptop novinho, com menos de um mês de uso.
Tem outro problema onde um programa chamado Intel Optane ficava me dando uma notificação dizendo que meu SSD teve um evento SMART. Depois de pesquisar nesse fórum, vi que outras pessoas com o mesmo modelo de SSD passaram pela mesma coisa, e provavelmente é um falso alarme, então desativei as notificações. O SSD parece estar bem, de acordo com o CrystalDiskInfo. Não sei se tem a ver com esse congelamento.
Tenho a última versão do Windows e da BIOS. Agradeço qualquer ajuda.