Há bastante conteúdo ensinando como formatar e instalar o W11 no Nitro V15 que por padrão vem com o Linux Gutta, mas tenho uma dúvida sobre um dos principais tópicos nesses conteúdos: VDM Controller.
Considerando um PC focado em jogos, mas também bem utilizado para trabalho, há algum impacto direto em desativar o VDM Controller? Ou tanto faz?
Além disso, qual seria a recomendação IDEAL pensando em DESEMPENHO do notebook? A maioria dos vídeos ou posts sugerem desativar o VDM Controller no momento de instalação do W11, geralmente por conta de não aparecer os discos instalados enquanto essa opção está ativada. Entretanto, vejo que uma das principais consequências disso é que, uma vez que ocorre alguma atualização do Windows, há risco de que o VDM Controller seja automaticamente reativado, ocasionando tela azul no notebook, correto?
Recentemente vi um vídeo em que o cara mostrou o jeito "correto" de formatar o Nitro, que seria com o VDM on, ele apenas carregou o driver do VDM Controller no momento de escolha do disco para instalação do W11, logo após carregamento do driver, as partições foram reconhecidas e ele conseguiu instalar o W11 no SSD, o que evitaria, teoricamente, possíveis problemas futuros por conta de tela azul.
A minha principal dúvida é: pensando em extrair a performance máxima do meu modelo de notebook, deve formatar com o VDM Controller ON ou OFF? Há realmente alguma diferença? Vi um post de um cara falando que quando o VDM Controller está ON, os SSD não utilizariam os drivers nativos NVME do próprio Windows, mas não tenho certeza dessa afirmação… Enfim, só queria uma opinião mais técnica sobre o que fazer, deixar ele ON ou OFF? E por quê?
Obrigado!