Boa noite, pessoal.
Comprei um notebook Acer Nitro V15 (modelo com intel i5 e RTX 3050), novo, no dia 29/09/2025. Utilizo o notebook tanto para jogos quanto para trabalho (sou advogado e uso programas e sistemas leves).
Desde a compra, percebi que o notebook é extremamente barulho. Para tentar minimizar o problema, utilizo uma base refrigerada com quatro vetoinhas, mantendo o notebook elevado e com boa circulação de ar. Além disso, o ambiente no meu quarto está constantemente com ar-cdoncionado, o que, na minha visão, reduz ainda mais a temperatura do ambiente.
Mesmo assim, o barulho persiste. Uso o Nitro Sense no modo silencioso (já verifiquei e não há atualizações disponíveis, inclusive até já reinstalei). Nele, observo que mesmo com a CPU em temperaturas baixas, em torno de 40ºC e 44ºC, a vetoinha da CPU liga em alguns momentos e permanece ativa por horas, inclusive sem utilização do notebook, apenas por estar ligado.
A vetoinha liga em determinados momentos do dia e fica ligada por horas sem desligar.
Outro ponto: eu não consigo controlar a vetoinha da CPU pelo Nitro Sense. Consigo controlar apenas a vetoinha da GPU (aumentar, diminuir ou até pará-la). Por outro lado, a vetoinha da CPU não responde a nenhum comando, nem para aumentar, nem para reduzir.
Todos os drivers estão atualizados.
No episódio mais recente, a ventoinha acionou (e o barulho é muito chato e incômodo) e eu optei por me afastar por cerca de 1h30, porque é impossível trabalhar com essa barulheira toda, e mesmo sem nenhuma aplicação pesada aberta (pastas de arquivos e arquivos de word), com temperatura variando entre 40ºC, a vetoinha permaneceu ligada durante quase 2h.
Reiniciar ou desligar o notebook não resolve. Mesmo deixando o aparelho desligado por mais de uma hora, ao ligar novamnete o barulho da ventoinha continua exatamente igual.
Sinceramente, não acho que isso seja normal. Já não sei mais o que fazer.
Alguém sabe como resolver esse problema?
Além disso, alguém sabe me dizer o por que não consigo controlar a ventoinha da CPU pelo Nitro Sense? Preciso muito de uma solução pra esse problema.