Olá!
Adquiri recentemente um Nitro V15 - ANV15-51-57WS, processador I5 13420h, 8GB RAM e RTX 3050 6GB.
Fiz um teste de stress usando AIDA64 no processador e os clocks chegaram a 4.5~4.6 ghz, temperatura não passou de 70 graus. Depois fiz na GPU e tudo certo com a temperatura também. Só que quando eu estressei ambos o clock da CPU iniciou em 4ghz e subitamente caiu para 2~2.1gz e se manteve até o final do teste.
O que eu imaginei? Thermal Throttling, o sistema tá cortando a CPU por superaquecimento, já que os heat pipes são compartilhados. Mas não foi isso que aconteceu, porque eu fiquei monitorando as temperaturas e nem sequer chegou a passar dos 85 graus antes do drop. Então as suspeitas cairam na fonte (135W) e em algum componente que superaquece na placa (um VRM talvez).
Além disso, não ocorre somente com testes estáticos. Eu monitorei em jogos e o mesmo problema ocorre, ele não passa dos 2.5ghz, isso sem sequer chegar próximo dos 90 graus. Caso seja fonte, acredito que uma fonte com mais potência, como a do Helios (180W) deva resolver.
Resumindo, a dúvida é: alguém aqui já testou se o aparelho consegue aproveitar mais do que os 135W da fonte para alimentar alta carga de CPU + GPU ou ele é configurado via hardware/software para não consumir ou suportar mais do que isso? Uma fonte mais forte realmente ajudaria como eu imagino?
Gostaria de tentar entender antes de comprar uma fonte e acabar gastando dinheiro à toa.
Obrigado!