Bom dia amigos, tenho um Acer ES1-533 com Celeron N3350 e 4GB ram, o desempenho dele nunca foi satisfatório com Windows 10, sempre com muita lentidão e travamentos, agora com fim do suporte para o sistema estou buscando alternativas para o uso, o Windows 11 não é compatível com esse hardware, normalmente utilizamos apenas para Internet e edição de textos e planilhas. A alternativa em questão é alguma distribuição do Linux, tentei muitas como Ubuntu, Mint, Fedora, Xubuntu, BigLinux e a questão é que simplesmente elas congelam na parte de instalar o Bootloader - Grub. No setup da Bios já está desativado secure boot, porém ela não me dá opção de mudar para Legacy.
A instalação da distribuição inicia normalmente porém sempre na parte de instalação do inicializador o notebook congela.
Pesquisei muito na internet sobre, até encontrei alguns passo-a-passos mas não consigo, sempre apresenta algum erro ou congelamento quando mexe com a parte de Boot.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com essa questão pois não quero inutilizar o Notebook ou adquirir outro, enquanto estiver funcionando pretendo utilizá-lo.