Prezada equipe de suporte da Acer,
Meu nome é Gustavo Samuel Ramos Ferreira e estou entrando em contato para relatar um problema crítico de estabilidade no meu notebook Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ (SNID:*********).
Descrição do problema
Sempre que ajusto o brilho da tela (usando as teclas de função Fn + F5/F6 ou a barra de brilho do Windows), o sistema trava imediatamente e exibe uma tela azul (BSOD) com o código de erro:
DPC_WATCHDOG_VIOLATION (0x133)
O erro é 100% reproduzível — ocorre em todas as tentativas de alteração de brilho via teclas Fn.
Análise técnica
Realizei uma análise completa do arquivo de despejo de memória (Minidump) usando o WinDbg (ferramenta oficial da Microsoft). Os resultados mostram que a falha ocorre no driver do sistema ACPI.sys, especificamente na função:
1ACPI!ACPIGpeEnableDisableEvents
A pilha de chamadas indica que o sistema trava ao tentar se comunicar com o Embedded Controller (EC) durante uma operação de interrupção ACPI relacionada ao controle de brilho.
Isso aponta para uma implementação defeituosa do gerenciamento de eventos GPE (General Purpose Events) do ACPI na BIOS, causando timeouts no tratamento de interrupções do EC.
Passos já realizados
- Atualizado para a BIOS mais recente disponível (v1.16);
- Atualizados todos os drivers (chipset, gráficos, MEI) via site da Acer e Intel;
- Desativado "Inicialização Rápida" e planos de energia agressivos;
- Removido drivers térmicos da Intel (DPTF);
- Verificada integridade do sistema (
sfc /scannow, DISM); - Realizada limpeza interna do cooler (sem superaquecimento);
- Confirmado que o problema não ocorre ao usar o controle de brilho pelo Painel da Intel, o que isola a causa no ACPI/firmware, não na GPU.
Solicitação
Diante disso, solicito que a Acer:
- Investigue este bug no firmware do modelo A515-52G-58LZ;
- Libere uma atualização da BIOS que corrija a comunicação com o Embedded Controller (EC) durante operações de brilho;
- Ou forneça orientação oficial para contornar o problema de forma segura.
Este defeito compromete a estabilidade do sistema e pode causar perda de dados devido às reinicializações inesperadas.
Agradeço desde já pela atenção e fico no aguardo de um retorno técnico.
Atenciosamente,
Gustavo Samuel Ramos Ferreira
gustavosamuel2728@gmail.com
Águas Belas/Pernambuco, Brasil
[Tópico editado para incluir o modelo do produto e excluir o SNID]