se alguém puder me ajudar, eu fico muito agradecido,
eu tenho um Notbook Acer Aspire 5
Processador Ryzen 5, 2100
8 Gb Memoria, DDR4 3200MHZ
placa de video Raedon 540 X, 2 Gb
HD inicial Sata 500 Gb.
pois bem, desde quando eu comprei esse Not a ums anos atrás eu sofro com falta de desempenho dele, ele trava o WIndows constantemente, toda tarefa que se pede pra ele executar é uma vida, ate abrir o menu Iniciar. tudo executa muito lento, como explicar coisa de 5 minutos para carregar o iniciar sem que ele trave, se eu mandar executar algo ele executa, mas fica lento, sem travar, ai tenho que esperar ele abrir, sem tocar nele, se der um único clique no Mouse ele ja da erro naquilo que esta abrindo e ja aparece aquela mensagem de aguardar o programa responder ou encerrar o processo,
pois bem. eu ja formatei ele, desinstalei tudo, tentei atualizar os Drivers, a pasta térmica ta OK, eu uso aquele suporte com ventilação, e nada resolve, cuiriosamente, as vezes ele liga de bom Humor, e tudo funciona uma maravilha para os padrões dele, Exemplo, ainda e lento para executar algumas funções do Windows. mas executa o jogo Victoria 3 que exige bastante processamento com gráfico no médio surpreendentemente bem. mas isso e praticamente sorte, ele funciona basicamente quando quer.
eu ja tentei correlacionar isso a temperatura ambiente, luz do Sol, seila tentei de tudo mas não consegui estabelecer nenhum parâmetro, para conseguir definir quando ele vai ligar de maneira que fique minimamente trabalhável, ou quando ele liga no modo carroça e é impossível fazer qualquer coisa nele.
neste meio termo, eu acreditei que um Upgrade nele resolveria a situação,
então troquei a memoria e o HD por um SSD. ficando na seguinte configuração.
Processador Ryzen 5, 2100.
32 Gb Memoria, 3200MHZ ( como fiquei encafifado achando que podia ser aquecimento a memoria tem dissipador de calor.)
placa de vídeo Raedon 540 X, 2 Gb
SSD. 240 GB. ( 80 Gb livre atualmente).
depois disso, ( Quando ele liga no modo trabalhável) ele executa os programas um pouco mais rápido, houve melhora. mas não resolveu a situação citada acima. eu ja pesquisei em sites e tentei de tudo que eu sabia. se alguem puder me dar uma dica para ajudar eu fico muito grato.
ele é um Notbook muito bom. se funcionasse.
Atualmente, Windows instalado recentemente, todos os Drives Atualizados, 80 GB espaço livre no SSd.
HD desfragmentado, único programa que inicia junto com o Windows ao ligar e o Steam.
Só tenho Victoria 3 instalado, e algumas fotos de familia.
Meu Not tem 5 anos, a vida toda foi assim.