Tenho um Acer A515-45 que estava constantemente enfrentando o problema de reinícios aleatórios, ocorrendo por último no mínimo 10 vezes ao dia. Ao acessar as configurações e verificar o relatório de problemas indicava o terrível: Evento 41 (Kernel Power).
Notei por último que os reinícios aconteciam ao tentar realizar simples tarefas como abrir o navegador Chrome. O que me causou mais estranheza foi o dia em que fui tentar instalar o driver da minha impressora HP. Ao executar o arquivo do driver ele reiniciava misteriosamente. Ligava novamente o notebook e tentava executar o arquivo, pronto! Ele reiniciava.
Isso me chateou de tal forma que a solução definitiva que obtive foi fazendo o seguinte passo a passo: (Antes de formatar criei um pendrive bootável do Windows 11 e baixei do site da Acer para um hd externo todos o drivers do notebook)
1) Formatei o notebook, restaurando a unidade de disco do sistema de modo a apagar todo e qualquer resquício de arquivo do Sistema Operacional antigo, e instalar novamente o Windows.
2) Após instalado o novo Windows, acessei o Windows Updade, baixei e instalei todas as atualizações recomendadas.
3) Com o Windows atualizado, após o término das atualizações do Windows Update, fiz o bloqueio de toda e qualquer nova atualização que o Windows sugerir (tem vídeo no Youtube ensinando bloquear novas atualizações do Windows sem o uso de qualquer programa).
4) Somente após, instalei todos os drivers disponíveis no site da Acer para o meu modelo de notebook. Instalei também o driver atual da placa de vídeo, baixando direto do site da AMD. Instalei ainda o AcerSense para evitar que as entradas USB do notebook continuassem ligadas após o pc desligado. (Somente não fiz a instalação dos drivers do touchpad e áudio, pois já estavam funcionando logo após a formatação).
5) Fiz também a atualização da BIOS para a versão mais recente disponível no próprio site da ACER.
6) Aumentei a quantidade de memória RAM dedicada para a Placa de Vídeo, acessando as configurações avançadas da BIOS. No meu caso deixei 4GB. (Tem vídeo no Youtube ensinando como aumentar a VRAM da placa de vídeo)
Após isso, estou há algumas semanas (desde que fiz tais procedimentos) sem o problema dos reinícios aleatórios e o Evento 41 (Kernel Power).
Fiz o teste de instalar e desinstalar algumas vezes o driver da minha impressora para verificar se o reinício aleatório ocorria como anteriormente e, até o momento, tudo certo!
Deixo aqui para vocês o meu relato.