AN517-54-51RQ Após upgrade o sistema está consumindo mais memória RAM
Eu tenho o Notebook Gamer Acer Nitro 5 AN517-54-51RQ Intel Core i5 Windows 11 Home 8GB 512GB SSD RTX 3050 17.3' já faz um ano, e essa semana eu coloquei 2 memoria ram cada uma com 8GB ou seja ficou agora com 16GB Ram. A memoria é essa Memória RAM Adata 8GB DDR4, 3200MHz, AD4S32008G22-SGNO notebook reconheceu de boa porem.....Ao assistir videos no youtube ou acessar o facebook, o meu navegador que é o BRAVE começa a consumir bastante memoria do que quando eu usava ele só com 8GB de memoria ram.A temperatura sobe um pouco quando acesso o youtube ou o facebook.Mas quando eu usava o notebook com 8GB de memoria ram, nada disso acontecia.até o meu antivirus bitdefender esta também consumindo mais memoria ram.Resumindo....para mim não valeu a pena colocar mais memoria ram.
Alguém poderia me explicar ou dizer algo sobre esse caso ?
Existe algo que eu possa fazer com esse acontecimento ou isso é normal ?
Ficaria muito grato com algumas sugestões, dicas e explicações sobre esse caso.
PS: eu pesquisei na internet em todo o lugar, mas não encontrei nada que poderia me ajudar.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Respostas
-
Olá @ad ámo,
Obrigado por compartilhar os detalhes. O aumento no consumo de memória RAM após o upgrade é esperado em muitos casos, especialmente com navegadores modernos como Brave e antivírus como Bitdefender. Quando o sistema detecta mais RAM disponível, ele tende a usar mais memória para otimizar desempenho, como manter mais abas e processos em cache.
📌 Algumas sugestões:
Considere desinstalar Brave e Bitdefender, se estiverem instalados. O navegador Edge e o Windows Defender já oferecem bom desempenho e segurança com menor consumo de recursos.
Abra o Gerenciador de Tarefas → aba “Processos” → clique no cabeçalho “Processos” para ordenar. Se houver centenas de processos em segundo plano, isso indica excesso de bloatware. Idealmente, não mais que 70 apps/processos devem estar ativos. Desinstale programas e serviços que não usa.
Atualize o BIOS e drivers do seu Nitro 5 AN517-54-51RQ via o site oficial da Acer.
Execute um relatório de bateria para verificar se há impacto térmico ou de energia:
powercfg /batteryreport
Abra o relatório com o navegador Edge, pressione Ctrl + P e selecione Microsoft Print to PDF. Anexe o PDF ao seu próximo comentário.Se quiser, posso ajudar a analisar o relatório ou sugerir ajustes no sistema para reduzir o uso de RAM.
0 -
ola puraw
obrigado pela sugestão e dicas.
o navegador brave é o que eu sempre mais gostei.
agora o antivirus bitdefender é a primeira vez que eu uso.
Quando eu usava o nitro 5 com 8GB ram, o bitdefender não consumia tanto a memoria.
Ele consumia até uns 300mb
Assim como o navegador do brave quase nada.
mas quando eu visito o site do youtube ou facebook, a memoria sobe bastante.
O bitdefender chega quase até 700mb.
será normal isso ?
Já o brave navegando normal pelos sites chega até 400mb, mas quando é no youtube ou facebook ae vai uns 500mb até 800mb.
É normal também ?
mas quando era com 8GB não subia.
no momento o notebook não está travando ou coisa assim.
Eu só fico de olho na temperatura da cpu.
Gosto de manter ela entre 33 a 38 c temperatura
Eu só uso mesmo esse notebook para navegar na internet em geral, ouvir musica e assistir videos offline pelo vlc player.
O vlc player não tive problema com isso.
Assisto os videos em full hd nele e a memoria fica em torno de 40mb até 170mb e não passa disso.
Ficou muito bom.
Mas se o notebook começar a me apresentar problemas eu acho que vou remover uma memoria e deixar só com 8GB novamente para ver se ficaria como antigamente.
Mesmo assim eu agradeço pela atenção.
0 -
A Bitdefender pode simplesmente consumir mais memória por estar ativa, o que é eficaz e benéfico para o desempenho geral do sistema — não é algo ruim. Desde que o seu notebook não esteja lento ou superaquecendo — e a temperatura do processador continue em níveis aceitáveis mesmo durante jogos —, não há motivo para preocupação. O VLC é extremamente leve, utilizando pouca RAM mesmo ao transmitir vídeos em alta resolução. Mais memória permite que seus aplicativos e o sistema operem de forma mais eficiente, e os softwares atuais são otimizados para tirar proveito disso e oferecer um desempenho melhorado.
Se você preferir reduzir o uso de RAM, otimize o Windows com o seguinte guia:
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
Ultimate Laptop Cooling Optimization guide:
https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide.
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Olá,
De acordo com o FAQ do desenvolvedor, este consumo de RAM pelo Bitdefender é normal e esperado:
Em relação Brave, ele é conhecido por ser um "devorador de RAM", você pode fazer um teste com outros navegadores (Chrome, Firefox, Edge, Opera GX).
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
0 -
Ola
Eu gostaria de agradecer a todos pelas dicas e respostas.
Agora estou mais tranquilo com a temperatura do meu nitro 5 e graças os comentarios de vocês.
obrigado.
0