bom dia pessoal, beleza.
recentemente resolvi fazer um upgrade de memoria no meu nitro 5, versão AN515-46.
dai pesquisei a respeito das memorias e frequência que ele utiliza, pra poder comprar da mesma frequência, fazer a substituição e pronto.
porém, a saga se iniciou kkk.
pela pesquisa que fiz, a frequência que ele utiliza original seria 2x memoria 8gb de 4800mHz
dai fiz a compra de duas Crucial 16gb de 4800mHz.
porem quando chegou, desmontei e fui fazer a substituição observei que as memórias original que vieram são 2x Adata 8gb de 5600b, que acredito ser de frequência de 5600mHz.
ai que tá, fiz a substituição pelas da crucial o note reconheceu os 32gb, porem ficou dando tela azul. fiz o diagnóstico de memória do Windows, e todas as duas da crucial (fiz o teste individualmente também) apresentou no teste que tem problema de hardware.
sendo assim vejo uma grande possibilidade de serem memórias falsificadas que adquiri, e por isso estarem apresentando o problema.
porem a duvida que fico é: se as memorias que vieram original são de 5600mHz e eu estou colocando duas de 4800mHz, eu não precisaria configurar a bios, ou algo do tipo, porque talvez o teste esta dando problema por falta de configurar a bios indicando a frequência correta da memória… bom eu não entendo muito por isso fiquei com essa duvida. fiquei confuso pois pelo que pesquisei a minha placa seria para 4800mHz mas veio com memórias, será que não configuraram a bios para 5600 e agora estou tendo problemas ao instalar as de 4800.
quero saber também se realmente a placa desse meu note suporte memória de 5600 ou é so por configuração e ele fica limitado a 4800, porque se ele suportar vou trocar as memorias por outras 5600. mas se não suporta, for só por configuração não faz sentido a substituição por 5600 e ele vai ficar limitado a 4800…
[Título editado para incluir modelo do produto]