Nitro 5 AN515-58.- GPU Inativa.

Tinkerer
De uns dias pra cá minha GPU consta como inativa, mesmo eu abrindo programas e jogos que configurei pra rodarem com ela. Quando vou em gerenciador de dispositivos consta que o drive está funcionando corretamente. Já formatei o Notebook e o problema persiste.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Você quer dizer que a dGPU está aparecendo como inativa? Ela deve funcionar quando você usar aplicativos ou jogos exigentes, e você notará uma melhora no desempenho. Você pode usar o MSI Afterburner para monitorar, pois o NitroSense pode ser instável.
windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
Ultimate Laptop Cooling Optimization guide:
https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide.
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Isso, até no Desempenho do Gerenciador de tarefas fica em 0%, antes não era assim. Mesmo colocando jogos ou programas pra rodar usando a GPU, ela continua inativa. Já tentei um monte de coisas e nada resolve.
0 -
Siga este guia completamente. Não pule nenhuma etapa:
windows 10/11 optimization guide for gaming
Ultimate Laptop Cooling Optimization guide:
https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide.
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Olá, bom dia.
Qual o modelo completo do notebook?
Exemplo AN515-55
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
__________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
__________________________________________________________________________________________________0 -
Nitro 5 AN515-58.
Coloquei as configurações de GPU em processos gráficos preferidos, adicionei Fortnite pra abrir com a GPU e fiquei monitorando os gráficos. Tá limitando o uso da memória da GPU.
0 -
Segue os outros prints…
0 -
Desinstale o driver atual e instale a versão abaixo:
__________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
__________________________________________________________________________________________________0 -
Depois que instalei esse drive que me mandou, subiu o uso da memória para esse valor de 1253MB. É um valor padrão para esse jogo, ou ainda está baixo o consumo?
0 -
Consegue testar em algum outro jogo ou então em um programa tipo Heaven Benchmark?
Esse foi o resultado obtido no Heaven Benchmark…
0 -
Agora, tem uns programas como o GIMP, por exemplo que, mesmo eu adicionando ele pra rodar na GPU, ela não reconhece, não roda.
0 -
Realmente muito abaixo do esperado para uma RTX3050.
Consegue testar em algum outro jogo para termos uma comparação ou então com um monitor externo?
Olá,
Deslize a lista da guia
Sensors
(GPU-Z) até o final, em seguida anexe aqui um screenshot do item PerfCap Reason.É hora de dizer “adeus” à Comunidade Acer. Encerro aqui a minha participação. Obrigado a todos! 👋😉
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'm ending my participation here. Thank you all! 👋😉
0 -
Infelizmente não tenho monitores externos. Em relação aos jogos, basicamente não muda muita coisa. O Heaven Benchmark e o Fortnite foram os únicas que tiraram a GPU da inativade.
0 -
Aí está amigo.
Antes eu jogava emu antigo PES6, adicionava-o na lista da GPU e rodava de boa. Agora, mesmo eu fazendo e mesmo procedimento de sempre, a GPU não reconhece o jogo. Isso é um inferno!
0 -
Provavelmente este seu último screenshot foi capturado quando não havia carga no sistema. Então, não podemos tirar alguma conclusão!
Pressione as teclas
Win
+R
(Executar), digite:dxdiag
[Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botãoSalvar informações...
. Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt (vide ícone clips abaixo).É hora de dizer “adeus” à Comunidade Acer. Encerro aqui a minha participação. Obrigado a todos! 👋😉
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'm ending my participation here. Thank you all! 👋😉
0 -
Pronto, taí.
0 -
Procure atualizar o driver do controlador gráfico NVIDIA GeForce RTX 3050 + NVIDIA App com a versões mais recentes:
Dica: Utilize antes a ferramenta DDU para remover quaisquer resquícios de versões anteriores, que por ventura tenham ficado instalado no seu computador.
Atualize o Windows 11 com a última compilação mais recente (26100.4202):
É hora de dizer “adeus” à Comunidade Acer. Encerro aqui a minha participação. Obrigado a todos! 👋😉
0 -
Já fiz todos os procedimentos indicados. O que mais chama atenção é que, jogos como o PES6 que eu tenho aqui, antes reconhecido pela GPU, agora não reconhece mais. Ele sempre acaba rodando pela integrada da Intel.
0 -
Isso é um comportamento esperado para jogos antigos:
No link abaixo há um usuário relatando que conseguiu rodar o PES 6 pela GPU dedicada (NVIDIA), após desabilitar a GPU integrada (iGPU) no Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc). Porém, você vai precisar de um monitor externo:
É hora de dizer “adeus” à Comunidade Acer. Encerro aqui a minha participação. Obrigado a todos! 👋😉
0