Nitro 5 AN515-58.- GPU Inativa.

Tinkerer
De uns dias pra cá minha GPU consta como inativa, mesmo eu abrindo programas e jogos que configurei pra rodarem com ela. Quando vou em gerenciador de dispositivos consta que o drive está funcionando corretamente. Já formatei o Notebook e o problema persiste.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Você quer dizer que a dGPU está aparecendo como inativa? Ela deve funcionar quando você usar aplicativos ou jogos exigentes, e você notará uma melhora no desempenho. Você pode usar o MSI Afterburner para monitorar, pois o NitroSense pode ser instável.
windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
Ultimate Laptop Cooling Optimization guide:
https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide.
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Isso, até no Desempenho do Gerenciador de tarefas fica em 0%, antes não era assim. Mesmo colocando jogos ou programas pra rodar usando a GPU, ela continua inativa. Já tentei um monte de coisas e nada resolve.
0 -
Siga este guia completamente. Não pule nenhuma etapa:
windows 10/11 optimization guide for gaming
Ultimate Laptop Cooling Optimization guide:
https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide.
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Olá, bom dia.
Qual o modelo completo do notebook?
Exemplo AN515-55
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Nitro 5 AN515-58.
Coloquei as configurações de GPU em processos gráficos preferidos, adicionei Fortnite pra abrir com a GPU e fiquei monitorando os gráficos. Tá limitando o uso da memória da GPU.
0 -
Segue os outros prints…
0 -
Desinstale o driver atual e instale a versão abaixo:
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Depois que instalei esse drive que me mandou, subiu o uso da memória para esse valor de 1253MB. É um valor padrão para esse jogo, ou ainda está baixo o consumo?
0 -
Consegue testar em algum outro jogo ou então em um programa tipo Heaven Benchmark?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Esse foi o resultado obtido no Heaven Benchmark…
0 -
Agora, tem uns programas como o GIMP, por exemplo que, mesmo eu adicionando ele pra rodar na GPU, ela não reconhece, não roda.
0 -
Realmente muito abaixo do esperado para uma RTX3050.
Consegue testar em algum outro jogo para termos uma comparação ou então com um monitor externo?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá,
Deslize a lista da guia
Sensors
(GPU-Z) até o final, em seguida anexe aqui um screenshot do item PerfCap Reason.0 -
Infelizmente não tenho monitores externos. Em relação aos jogos, basicamente não muda muita coisa. O Heaven Benchmark e o Fortnite foram os únicas que tiraram a GPU da inativade.
0 -
Aí está amigo.
Antes eu jogava emu antigo PES6, adicionava-o na lista da GPU e rodava de boa. Agora, mesmo eu fazendo e mesmo procedimento de sempre, a GPU não reconhece o jogo. Isso é um inferno!
0 -
Provavelmente este seu último screenshot foi capturado quando não havia carga no sistema. Então, não podemos tirar alguma conclusão!
Pressione as teclas
Win
+R
(Executar), digite:dxdiag
[Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botãoSalvar informações...
. Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt (vide ícone clips abaixo).0 -
Pronto, taí.
0 -
Procure atualizar o driver do controlador gráfico NVIDIA GeForce RTX 3050 + NVIDIA App com a versões mais recentes:
Dica: Utilize antes a ferramenta DDU para remover quaisquer resquícios de versões anteriores, que por ventura tenham ficado instalado no seu computador.
Atualize o Windows 11 com a última compilação mais recente (26100.4202):
0