ANV15-51-58QL (Modelo: N23Q22) apresentando oscilações altas de Temperatura, Clock e Tensão da GPU
Olá Comunidade Acer, eu me chamo Netto!
Meu notebook comprei na data 22/11/2024, e no começo seu desempenho estava dentro dos padrões informados de acordo com testes de benchmark. Após uns 3 meses, o desempenho da placa de vídeo RTX 2050 teve um queda em sua perfomance no meu notebook. em seu desempenho máximo informava pela nvidia, 0,900v tensão, clock 1770mhz, temp 80Cº média, 99% de uso. Mas depois desses meses, começou á oscilar bastante tensão, clock, temp, energia da gpu e oscilar os Fps em jogos para menores valores, e com temperatura alta pico 90Cº e não aproveitando todo o poder da placa que era antes.
As imagens anexadas servem apenas de exemplo.
Respostas
-
Olá,
De maneira preliminar, verifique se o firmware do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.26 ou superior):
https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1
0 -
Sim, já fiz a atualização de Bios e de sistema, de acordo com teste, temperatura acima do normal e nivel de ruido tambem, o clock gpu deveria usar 1845mhz em uso total, mas o meu mal chega nisso
0 -
Este problema ocorre somente em um aplicativo/jogo específico, ou de modo geral?
Você está utilizando uma base refrigeradora neste seu laptop?
Pois pelos seus screenshots (% de uso da CPU), há umal forte indício que esteja ocorrendo problemas de estrangulamento térmico (throttling) no processador.
0 -
Utilizo uma base de refrigeração simples, um suporte artesanal que deixa bastante ventilado o ambiente de refrigeração na parte de baixe do notebook, descobri que é erro de temp de grafico da nvidia, e que a temperatura real mede em 50 á 60c, usando msi afterburner ele informa o correto que é esse, sendo que na nvidia informa 80c pra cima, que está errado. Mas mesmo assim sinto fortemente que estou com baixo desempenho, dando engasgos e menos Fps em jogos que antes não dava. Não posso trocar pasta térmica, pois afeta a garantia do produto. Devo contatar a garantia para resolução do problema? Pois acontece na maioria dos jogos que realizo o benchmark. De modo geral, mesmo fazendo otimizações simples pelo proprio Windows, ainda persiste com esse problema.
1 -
Experimente utilizar as ferramentas HWiNFO ou HWMonitor para tirar a contraprova e confirmar as temperaturas obtidas.
Mantenha uma destas ferramentas em execução (2º plano), enquanto você roda algum jogo e perceber estas quedas de FPS.
Se possível anexe aqui screenshots com a leitura de todos os sensores disponíveis.
0