Dúvida sobre o Menu Security da Bios Aspire 3 (A315-33-C39F)
Boa noite, eu tenho um Notebook Acer Aspire 3 (A315-33-C39F) e queria saber como posso acessar o Menu Secure Boot Mode para poder ativar o Dual Boot, pois estou com o Linux Ubuntu instalado e não consigo fazer o Dual Boot na inicialização do Notebook. Já criei uma senha da Bios, mas, mesmo assim esse menu não fica habilitado. O que posso fazer?
Produto: Modelo: N17C4
SNID: *********
[Título editado para incluir modelo do produto]
[Comentário editado para excluir número de série]
Respostas
-
Olá, com base nas atualizações de drivers e BIOS do Acer Aspire 3 (A315-33) no Suporte da Acer, parece que o Secure Boot não estava incluído nas versões de BIOS disponíveis para este modelo. A atualização mais recente do BIOS para este laptop foi lançada em julho de 2019 e, como ele foi projetado para Windows 10, o Secure Boot provavelmente não era uma prioridade para seu firmware.
O Secure Boot não é estritamente necessário para executar Linux e Windows 10 em uma configuração dual-boot, mas pode afetar certas distribuições e como elas carregam. Como o seu Acer Aspire 3 (A315-33-C39F) parece não suportar o Secure Boot, aqui estão algumas considerações: Sem Inicialização Segura (Modo Legado ou Modo UEFI)
Você ainda pode instalar e inicializar o Windows 10 e o Linux.
Algumas distribuições Linux podem exigir ajustes manuais para inicializar corretamente.
Pode ser necessário desabilitar a Inicialização Rápida e alterar a ordem de inicialização na BIOS.
O GRUB (gerenciador de inicialização do Linux) ainda pode funcionar normalmente.0