Tela preta Acer nitro v15, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

davisoares1233
davisoares1233 Member Posts: 1 New User

Boa noite. Estou enfrentando um problema com meu notebook Acer Nitro V15

Enquanto utilizava normalmente o notebook, a tela interna apagou subitamente. Não houve queda, impacto físico ou instalação de programa recente — simplesmente a tela ficou completamente preta, enquanto o sistema continuou ligado (teclado retroiluminado, som do sistema funcionando e uso normal com monitor externo via HDMI).

Para tentar corrigir o problema, decidi atualizar a BIOS, que estava na versão 1.21, para a mais recente 1.24, por meio do executável oficial no site da Acer. A atualização foi iniciada com o monitor externo funcionando normalmente, mas assim que o processo reiniciou o notebook, o monitor externo também perdeu o sinal (o que é esperado durante a atualização da BIOS).

Esperei mais de 1h30 sem interromper o processo, até que o notebook voltou a dar vídeo apenas no monitor externo. Verifiquei pelo software CPU-Z e confirmei que a BIOS foi atualizada com sucesso para a versão 1.24.

Porém, a tela do notebook permanece sem imagem, mesmo após o update. Os testes que realizei até agora foram:
• O Windows reconhece o monitor interno no Gerenciador de Dispositivos;
• Já alterei os modos de exibição com Windows + P (incluindo “somente tela do PC”), sem sucesso;
• Ajustei o brilho com as teclas de função, sem resultado;
• O sistema está em modo “Duplicar Tela”, mas a imagem aparece somente no monitor externo;
• Não me sinto seguro em desinstalar os drivers de vídeo, pois posso perder o acesso também ao vídeo externo;
• Não consigo acessar o menu de recuperação/segurança (tela azul), pois ele aparece exclusivamente na tela do notebook, que está preta.

Gostaria de saber:
• Há alguma recomendação oficial da Acer para esse tipo de problema com o painel interno?
• Existe alguma atualização de firmware de tela, configuração na BIOS ou procedimento específico para reativar a imagem no display do notebook?
• Caso necessário, posso levar à assistência técnica, mas gostaria de esgotar as alternativas antes.

Agradeço desde já pela atenção.

Atenciosamente,
Davi Soares

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,224 Guru

Olá,

Experimente acessar as configurações do firmware ou utilizar um Live USB do Linux Mint ou Zorin para verificar se o painel interno apresenta imagem.