A515-56-73M5 VENTOINHA/FAN/COOLER COMO DEIXAR SEMPRE ATIVA

RSGOUVEIA
RSGOUVEIA Member Posts: 4 New User
editado March 6 em Laptops

Boa tarde a todos.

Tenho um ACER Aspire 5 Ultra Thin e ele está aquecendo muito levando ao travamento das funções. Como uso ele para dar aula, gostaria de saber se alguem poderiam me ajudar a configurar a ventoinha dele para ficar ligada ou pelo menos ligar mais vezes para fazer o resfriamento. Já até comprei suportes e pezinhos para deixá-lo mais alto quando aberto para melhorar a ventilação, mas tem momentos que a ventoinha não liga e ele começa a travar e principalmento qundo estou realizando cursos ou reuniões on-line.

Alguém poderia me ajudar?

Grato.

Rodrigo

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,876 Trailblazer

Olá, boa noite.

Há quanto tempo você possui o notebook?

Não é normal aquecer assim, visto pelas tarefas que você realiza com ele. Talvez uma limpeza interna, bem como troca da pasta térmica já resolva o problema.

Você pode limitar o desempenho máximo do processador, vide dica em minha assinatura, e como consequência há de ter temperaturas mais amenas, sem perder o desempenho.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RSGOUVEIA

Renan, bom dia.

Obrigado por responder. Tenho o Laptop a deste novembro de 2022, o modelo NOTEBOOK ACER ASPIRE 5 A515-56-73M5 INTEL CORE I7 11A GEN WINDOWS 11 HOME 8GB 512GB SDD 15.6' FHD, já nos primeiros meses tive um problema no cooler e tive que enviar para a fábrica para reparo, porém agora não está mais na garantia e não acho nenhuma formatação no sistema operacional para que o cooler ficar ativo ou ativar com uma maior frequência. O que acho estranho é a demora em ligar o sistema, pois tinha um outro ACER que realizava essa operação com uma frequência maior e não aquecia tanto. Até pensei em trocar o cooler, mas ele não está apresentando problemas, só demora para ativar.

• RenanVilela

Seria interessante verificar a temperatura com o Hwinfo.

Talvez a ventoinha possa estar operando mas com velocidade bem baixa, a ponto de ser imperceptível. Normalmente fica mais audível por volta dos 1500RPM

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RSGOUVEIA

Então, eu queria aumentar essa velocidade.

Vou tentar com esse programa, porém acho uma falha gigante da ACER não ser possível fazer essa configuração pelo próprio sistema. Recentemente, um amigo conseguiu fazer essa configuração em um Samsung.

Obrigado por enquanto.

• RenanVilela

Alguns modelos Acer vem com uma opção mas no caso para manter a ventoinha silenciosa. Os modelos Nitro e Predator tem um software o qual você consegue gerenciar as ventoinhas da melhor forma possível.

Como você mencionou que houve problema com o cooler, seria interessante levá-lo para que algum técnico possa analisar e verificar se ela está funcionando adequadamente, bem como também realizar uma limpeza interna, e troca da pasta térmica.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• RSGOUVEIA

Valeu, meu caro.