MEU NITRO 5 AN515-57-59HT TEVE QUEDA DE FPS EM TODOS OS JOGOS

UmNovoHomem
UmNovoHomem Member Posts: 7 New User

Temperatura do meu nitro não está esquentando mesmo assim não consigo roda elden ring acima de 20 fps no baixo usando a menor resolução, ja procurei tudo que tutorial e não achei solução, já to chateado, porque vi a gente com menos memória RAM que eu, processador e placa de vídeo inferiores às minhas rodando melhor que eu, vontade de tacar ele na parede e comprar pc novo, meu nitro chegou em casa em 19/12/2023 atualmente ele esta com 1 anos, 2 meses e 7 dias de uso, se essa for a vida útil desse notebook pior custo beneficio que já tive em um equipamento.

SO: Windows 11

Processador: Intel Core i5 11260H de 11ª geração

Memória: 24 GB 3200mhz

Placa de Vídeo: NVIDIA GTX 1650 4GB

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,079 Guru
    editado February 27

Olá,

Este problema de baixo FPS ocorre somente no Elden Ring, ou em outros jogos também?

Uma coisa que está chamando a atenção é este baixo consumo (19 W) da sua GPU. De acordo com as especificações, o TDP (Thermal Design Power) da GeForce GTX 1650 Mobile seria de 50 W.

De maneira preliminar, sugiro a você realizar uma limpeza, substituição da pasta térmica e inspeção nos thermal pads.

• UmNovoHomem

é amigo hoje foi minha última tentativa em relação configuração etc, troquei o sistema operacional por Linux pop OS, percebi uma ligeira melhora no FPS porem, ainda, sim, não chega a sair da faixa dos 20 e 25, vou enviar para uma assistencial impar e troca a pasta, mesmo que não esteja esquentando, estou disposto a tenta tudo.

• UmNovoHomem

ele começou no dark souls 3, no começo da campanha tava rodando muito bem, do nada começou a cair, então parava de jogavar fazia algumas configurações e ate conseguir deixa jogável para terminar, no elden ring, desdo começo tive problemas, mas meu colega que compro o mesmo notebook por recomendação minha ta tudo certo, ta rodando com menos RAM que eu

• eGomes

Mais um forte indício que seja algo relacionado a hardware!

É possível que uma das fases do VRM esteja com problema, ou até mesmo algum componente SMD do circuito responsável por controlar as funções de algum sensor esteja com defeito.

• eGomes

Você está utilizando dois SSDs M.2 neste seu Nitro AN515-57? Caso afirmativo, experimente fazer um teste utilizando apenas um.

• UmNovoHomem

Hoje eu fiz um teste, e terminei de configurar o Linux hoje, para minha surpresa, aparentemente volto ao normal, meu Elden ring até aparece uma opção que não tinha antes que era colocando no MÁXIMO de qualidade, antes só tinha disponível até alto, coloquei no máximo e a princípio consegue um FPS de 50 59 caindo no máximo para 45 e pouco nunca indo para faixa dos 30, tenho 2 hipótese, uma é que talvez a temperatura esteja registrando errado e, na verdade, meu notebook está mais quente do aparenta esta, outra é que talvez o Linux tenha realmente feito alguma diferença já que fiz esse mesmo teste no Windows e não tive resultados melhores que nem agora, de qualquer forma fiquei um pouco preocupado e não forcei muito a jogar, já marquei de levar o computador para troca a pasta térmica e dar uma limpada, mas achei estranho pq a temperatura do notebook não esta alta.

• eGomes

Elden Ring é conhecido por ter uma faixa de quadros bastante restrita (em média 60 FPS), sendo necessário ter que recorrer a mods de terceiros (não recomendo) para superar esta barreira.

Você pode fazer um teste melhorando a ventilação do seu Nitro AN515-57 com auxílio de uma base refrigeradora. Ou ainda, de maneira provisória manter o mesmo próximo ao ar condicionado ou ventilador.

Defeito em sensores são difíceis de serem diagnosticados!

Pois o Técnico em Eletrônica além de ser "porreta" (qualificado), precisa dispor de aparelhos de bancada adequados e esquemático da placa-mãe para eventuais consultas.

• UmNovoHomem

Ontem a noite testei dnv e volto a problema, vou parar de testar até que eu mande troca a pasta térmica e limpar.

• UmNovoHomem

Testei ate no Dark souls 3 que conseguir zerar sem problemas, ele ta do mesmo jeito 15 fps

• eGomes
    editado 4:57PM

Como você mesmo já percebeu, trata-se de um problema físico (hardware).

Procure uma Assistência técnica especializada para que seja realizado um diagnóstico mais preciso e detalhado.

Em tempo:

Verifique também como está o nível de desgaste e comportamento da bateria interna do seu Nitro. Pois um desgaste excessivo ou mal-funcionamento da mesma, pode causar estes sintomas de queda de desempenho.

Lembrando:

Quando estiver rodando seus jogos, mantenha sempre a fonte do carregador do seu laptop conectado à tomada + carga da bateria completa (100%).