AN515-57 TRAVANDO *MUITO* NOS JOGOS
Tinkerer
Olá a todos! Eu preciso de ajuda urgente!!
Meu Acer Nitro AN515-57 simplesmente parou de ter desempenho nos jogos!
Estava jogando RE4 Remake normalmente e dei uma saída rapidinha do notebook (não desliguei ele). Após isso, abri o CS2 e ele estava com um desempenho muitooo baixo do que o normal. Tava apenas com 90fps em um dos mapas mais leves (a média era de 140).
Achei estranho e fui testar o RE4 Remake novamente. Anteriormente, ele pegava 40-60fps sem stutterings, e era muito mais que jogável, era o bastante pra mim. No entanto, do nada, o notebook estava apenas gerando 20fps para mim, o que era muito abaixo que o normal.
Alguém me ajude com isso, já entrei em desespero! Já formatei e nada até agora, ele continua limitando meu fps (suspeito que seja uma limitação por conta que ele não deixa o fps subir nem um pouco mesmo).'
Detalhe: Ele está em dual channel, uso sempre na tomada e sempre faço as melhores configs nos jogos para a gpu que tenho.
Respostas
-
Outro detalhe que percebi após a print: A temperatura do processador e da placa de vídeo está estranhamente baixo. O normal é a cpu e a gpu estar em 90º
0 -
Olá,
Você está utilizando dois SSDs neste seu Nitro AN515-57? Caso afirmativo, experimente fazer um teste utilizando apenas um. Pois estes laptops costumam apresentar problemas de superaquecimento no PCH após instalar a 2ª unidade de armazenamento M.2.
Use a ferramenta HWMonitor ou HWiNFO para monitorar todos os sensores disponíveis enquanto você roda o RE4 Remake.
Já vi um caso em que devido a um sensor que estava realizando uma leitura errônea, acionava o sinal BD-PROCHOT indevidamente. E consequentemente, reduzia o clock de operação da CPU.
1 -
Estou usando apenas um SSD NVME de 256gb e um HD de 900gb, que foi o que vieram no próprio notebook. Agora que você citou o SSD, talvez possa dar um porquê do travamento…
Meu ssd não cabe muita coisa, então deixei apenas o CS2 nele, no entanto, o RE4 remake demorava muito pra carregar no HD, então transferi o RE4 para ele. Fiz uma "limpeza de disco" pela própria ferramenta do Windows e transferi o RE4.
Eu lembro que ficou uns 8gb apenas sobrando, então eu tentei jogar CS2 e estava muito ruim mesmo, mas aí eu transferi o RE4 de volta ao HD para não ficar lotado de mais. Só que mesmo após isso, eu continuei com os travamentos.
Fiz algumas prints do HWMonitor dentro do RE4, e o resultado foi esse:
1 -
Como podemos ver nos seus screenshots:
- Sua CPU está atingindo picos de temperaturas elevadas (acima dos 90 ºC);
- A GPU está sinalizando o parâmetro
Temperature Limit
; - E o clock da VRAM está operando em 800 MHz (abaixo dos 2000 MHz de acordo com as especificações das GeForce 1650 Mobile).
Recomendo a você providenciar uma manutenção completa (limpeza + substituição da pasta térmica por um composto de boa qualidade):
E também, realizar uma inspeção (e substituição) dos thermal pads das VRAM (se necessário).
0