Problemas no carregamento do Notebook Acer ANV15-51-50KD i5 8 512 RTX 2050 Linux

edsuuu_bpbr
edsuuu_bpbr Member Posts: 2 New User
editado February 17 em Gaming - Predator e Nitro

Ontem eu recebi um novo notebook Acer ANV15-51-50KD, modelo MT7921. Ele estava com um SO Linux padrão de fábrica, então, realizei os procedimentos de formatação, entrei na BIOS, pressionei Ctrl + S para abrir mais opções para desabilitar o monitor ADV para possibilitar o reconhecimento dos drivers, iniciei a formatação do Windows 11 Pro por uma mídia de boot em um pendrive, realizei uma formatação limpa, excluí todas as partições do sistema operacional Linux. No entanto, ao ler o manual da Acer eu vi que eles recomenda não apagar a partição "WINDRIVER" onde contém os controladores para o Microsoft Windows. Com isso, após iniciar e configurar o Windows eu notei que alguns drivers do sistema operacional não estavam funcionando adequadamente, enquanto eu estava vendo isso, eu percebi que o notebook, mesmo estando na tomada, não carregava. Eu tentei baixar os drivers imediatamente usando o Driver Booster mas não deu tempo e o sistema desligou, ou seja, eu coloco o notebook no carregador e o sistema não carrega. Quando eu ligava aparecia uma mensagem na tela de bateria fraca, tentei resetar a bateria atrás do notebook, naquele orifício, e agora quando eu tento ligar o ícone de bateria laranja do notebook fica piscando umas 5 vezes seguidas. Como eu posso corrigir tudo isso?

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,028 Guru
    Responder ✓

Olá,

Primeiramente é preciso identificar se estes desligamentos espontâneos estão sendo causados por problemas de hardware ou software!

Utilize um Live USB do Linux Mint ou Zorin, e veja se estes problemas persistem. Caso afirmativo, há um forte indício de se tratar de um defeito de hardware.

Evite utilizar programas de terceiros que prometem atualizar os drivers (tais como Driver Booster, e afins) do seu computador!

Faça download e instale os drivers certificados disponíveis na página de suporte do Nitro V15:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

Não desative o controlador de armazenamento Intel VMD para instalar o Windows 11. Esta opção só deve ser desabilitada por questões de compatibilidade, quando o SO a ser instalado não possui suporte nativo. No link abaixo indicado, há um tutorial disponível ensinando como realizar a instalação de maneira correta:

Como habilitar Intel® VMD plataformas capazes de raid ou Intel® Optane™ de memória com o driver Intel® RST

Verifique também se o firmware UEFI do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.24 ou superior).

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,028 Guru
    Responder ✓

Olá,

Primeiramente é preciso identificar se estes desligamentos espontâneos estão sendo causados por problemas de hardware ou software!

Utilize um Live USB do Linux Mint ou Zorin, e veja se estes problemas persistem. Caso afirmativo, há um forte indício de se tratar de um defeito de hardware.

Evite utilizar programas de terceiros que prometem atualizar os drivers (tais como Driver Booster, e afins) do seu computador!

Faça download e instale os drivers certificados disponíveis na página de suporte do Nitro V15:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

Não desative o controlador de armazenamento Intel VMD para instalar o Windows 11. Esta opção só deve ser desabilitada por questões de compatibilidade, quando o SO a ser instalado não possui suporte nativo. No link abaixo indicado, há um tutorial disponível ensinando como realizar a instalação de maneira correta:

Como habilitar Intel® VMD plataformas capazes de raid ou Intel® Optane™ de memória com o driver Intel® RST

Verifique também se o firmware UEFI do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.24 ou superior).

• edsuuu_bpbr
    edsuuu_bpbr Member Posts: 2 New User

Certo!! Resolvido!!! Notebook carregando, Windows 11 instalado e drivers reconhecidos!! Obrigado!! <3 <3