NITRO V15 RTX 3050 COM TEMPERATURA DO CPU MUITO ELEVADA
Tinkerer
Pessoal, boa tarde! Eu tenho um NITRO V15 RTX 3050 desde novembro de 2024. Até então, vinha utilizando ele normalmente, e de jogos, por enquanto, só jogo league of legends. De resto, utilizo ele para estudos e coisas simples do dia a dia.
Acontece que ontem, ao ligar o notebook para jogar LOL, notei que a temperatura já ao iniciar o desktop estava muito elevada, chegando a 98 graus, mas logo abaixando para o padrão de 50-70. Durante o jogo, ela ficava dando picos de 90-98 e logo abaixando. Estou achando isso muito estranho, pq até ontem o maximo da temperatura era 77, estourando 80…eu não fiz nenhuma atualização nova ou mexi em qlqr coisa para chegar a essa temperatura que vem ocorrendo desde ontem.
Procurando uma solução neste fórum, achei uma pessoa com um problema parecido e recomendaram ele atualizar os gráficos da Intel, então eu fiz a mesma coisa baixando neste site a versão mais recente:
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/785597/intel-arc-iris-xe-graphics-windows.html
Porém não mudou nada e a temperatura segue tendo picos altos mesmo utilizando o notebook para tarefas do dia a dia. Alguem sabe oq devo fazer ou oq pode ser isso?
Abaixo especificidades do meu notebook:
Nome do Sistema Operacional Microsoft Windows 11 Home Single Language
Versão 10.0.26100 Compilação 26100
Modelo do sistema Nitro ANV15-51
Processador 13th Gen Intel(R) Core(TM) i5-13420H, 2100 Mhz, 8 Núcleo(s), 12 Processador(es) Lógico(s)
Versão/data do BIOS INSYDE Corp. V1.14, 21/06/2024
Versão do SMBIOS 3.4
Versão do Controlador Incorporado 1.03
Modo da BIOS UEFI
Memória Física (RAM) Instalada 8,00GB
NVIDIA GeForce RTX 3050 6GB Laptop GPU
Obrigado!
Respostas
-
Olá @thiagobot,
Seja bem-vindo!
Atualize o firmware UEFI do seu Nitro V15 com a última versão disponível (1.23 ou superior):
0 -
Correto! Faça o download apenas do arquivo que corresponda a versão 1.23.
😉👍🏻
0 -
Baixei e instalei e continua a mesma coisa :( só de abrir o client do LOL a temperatura vai a 95, nem to jogando ainda e fica oscilando do nada, subindo e descendo. Eu to usando o perfil "jogos", que deixa o modo no desempenho e a ventoinha automática
0 -
Experimente configurar o perfil das Ventoinhas para o modo Desempenho.
Procure utilizar uma base refrigeradora (base cooler). Ou utilize dois objetos (livros) para manter seu laptop afastado da superfície, para melhorar a circulação do ar:
0 -
Será que a Riot está usando seu cliente para minerar criptomoedas? 🫤
Verifique através do Gerenciador de Tarefas (
Win
+R
, digite:taskmgr.exe
[Enter]) se o Cliente LoL está consumindo recursos da CPU de maneira excessiva.Caso afirmativo, experimente finalizar o processo correspondente (exemplo: RiotClientServices.exe, LeagueClientUXRender.exe, etc) e então reiniciar o jogo novamente.
1 -
Então, eu desinstalei o jogo por enquanto, pra verificar no dia a dia se durante o uso de rotina continuaria aumentando a temperatura. Assim, estou utilizando o notebook somente no modo de "desempenho equilibrado" com ventoinha no automático.
Até então a temperatura estava sem mt oscilação e ficando em torno de 50º. Porém, agora quando fui abrir o whatsapp web ela foi a 87º e depois ficou estabilizada entre 60 e 65º. É normal isso?
Emiti um relatório da CPU no HWMonitor. Você consegue verificar, por gentileza, se há alguma coisa de errada com minha CPU? Muito obrigado!
0 -
A princípio não há motivos para se preocupar!
Pois as temperaturas do seu i5-13420H (com frequência turbo max 4.60 GHz) estão dentro da faixa limite de operação (máximo de 100 ºC).
O que pode estar ocorrendo é algum processo, driver ou serviço do Windows estar mantendo os núcleos da sua CPU ocupadas por longos períodos.
Procure instalar todas as atualizações disponíveis do Windows 11 e do seu navegador web:
0 -
Certo! Muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos!
0