boas, depois de muita pesquisa em fóruns e tentar arranjar soluções já reparei que isto é um problema comum em muitos outros modelos.
Sempre que dou boot no meu nitro 5 as ventoinhas aumentam sempre gradualmente até atingirem a velocidade de 5000 RPM. Já experimentei colocar em modo manual para as bloquearem a velocidade pretendida mas ainda assim qualquer processo que abra as ventoinhas voltam a disparar até as 5000 RPM. Já tentei fazer modificações na bios mas não encontrei nada, tentei controlar as ventoinhas através do aplicativo NBFC pelo Github mas ainda assim elas continuam a disparar, tentei também brincar com as opções avançadas de energia de colocar a política de arrefecimento em modo passivo e reduzir o estado máximo do processador para 60 %. A minha grande questão é, existe alguma solução alternativa para resolver este problema com as ventoinhas ?
PS: as ventoinhas são novas e os estados de temperatura dos componentes estão boas, entre os 30 e os 40 graus em modo equilibrado que é o que eu mais uso. A BIOs está atualizada para a última versão 1.10.