AN517-54: Boot sumiu? SSD, nvme não aparecem mais

christian86
christian86 Member Posts: 9 New User
editado dezembro 16 em Gaming - Predator e Nitro

Ola, tenho um an517-54,e ontem fui instalar aquele programa da Intel que atualiza os gráficos da Intel, o qual já havia instalado em outras formatações, ao terminar de instalar a tela apagou, o que aconteceu em outras formatações tb, mas dessa vez, ao reiniciar, o windows não entrou mais, na verdade parece que a opção de boot do drive aonde está o windows desapareceu, não aparece nenhum dos meus 3 drives que estão instalados na máquina, ao esperar um pen drive com flash do windows ele reconhece como voo, porém não consigo selecionar um drive onde instala-lo, ou repara-lo

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,562 Guru

Olá,

Seu SSD está sendo reconhecido corretamente nas configurações (guia Information) do firmware / BIOS!?

Caso negativo, forte indício do mesmo estar com o firmware corrompido ou chip NAND com defeito.

• christian86

Bom, ao menos eles estão sendo mostrados, alguém em algum outro fórum me aconselhou de resetar a BIOS, eu fiz, pressionando f9, e desde então ele está bem demorado para iniciar(ainda sem encontrar um drive para boot, ao ligar, teclado acende, e demora uns 5 minutos parao monitor ligar(apenas tela preta, mas da para ver que acendeu, e mais alguns bons minutos para mostrar a mensagem de não ter drive de boot ou entrar na BIOS. Também me aconselharam algo sobre alguma opção CSM, sobre legacy ou UEFI, mas não sei onde isso pode estar nas opções da bios

• eGomes
    editado dezembro 15

Use a ferramenta CrystalDiskInfo para monitorar o estado de saúde das suas unidades de disco.

Recentemente, meu SSD XPG Gammix S70 Blade teve morte súbita devido a um bug conhecido como read-disturb que afeta os controladores Innogrit + bug de firmware. E que por sua vez, acaba causando corrupção de dados.

• christian86

É que acho os 3 drivers falharam ao mesmo tempo ao instalar os drivers gráficos da Intel, não consigo achar sentido nisso

• eGomes

Tente iniciar o Windows no modo seguro para fazer a verificação de disco e usar a ferramenta DDU para desinstalar o driver dos controladores gráficos.

Se possível, anexe aqui screenshots com o resultado do CrystalDiskInfo de todos os discos que você possui instalado.

• christian86

Nao ha boot para iniciar o windows em modo seguro, os meus HDs estão listados, nas informações, porém não se reconhece boot em nenhum deles, estou com um pen drive com windows tentando alguma coisa. Substitui o meu ssd sata por um outro SSD sata antigo que tenho aqui para ver se consigo instalar um windows nele, e já testar se o SSD antigo é reconhecido via USB.

Sobre o start do note estar demorando esse absurdo, alguém sabe o que poderia ser? Será que ele está tentando encontrar o boot dos drives afetados e por isso demora?

• eGomes
    editado dezembro 16

Muito provavelmente o disco que possui as partições que contém o gerenciador de boot + instalação do Windows estejam corrompidas.

Você pode utilizar os comandos abaixo a partir da mídia USB de instalação (Shift + F10) para tentar reparar o disco e o boot:

chkdsk C: /f /v /r

DISM /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
    sfc /scannow /offbootdir=c:\ /offwindir=c:\windows

bootrec /fixmbr
    bootrec /fixboot
    bootrec /ScanOs
    bootrec /RebuildBCD

Nota: Se necessário substitua "C:", com a letra que corresponda a unidade de disco onde o Windows esteja instalado.