Nitro 5 AN515-57-52ZQ desliga (some) vídeo, não responde mais mas notebook segue ligado rodando
Tenho um Acer Nitro 5 (AN515-57-52ZQ) que nas últimas semanas tem apresentado algum problemas gritante. Ao abrir algum jogo e executar ele por alguns minutos, o vídeo literalmente morre e não dá mais sinal. Porém, o notebook parece seguir ligado. Não sei o motivo, se foi após alguma atualização do Windows ou algo do tipo. Segue lista do que já tentei:
- Mudei a versão do Windows 11 Pro (da 24H2 para 23H2 e vice versa);
- Formatei 2x já;
- Formatei um SSD diferente e coloquei somente o Windows;
- Já fiz downgrade de drivers (eu acho, não garanto se deu certo);
- Já comprei uma nova fonte de energia;
- Já tentei usar sem bateria, direto na energia;
- Fiz teste de estresse de GPU;
- Monitoramento de calor da GPU e CPU;
- Coloquei nova pasta térmica;
Achei que o problema seria a fonte de energia, pois ao usar direto na bateria o notebook parece que não dá este problema. Mas sem sucesso essa opção.
Irei testar no meu Ubuntu hoje, tentar rodar um Euro Truck e teste de Estresse.
Segue configurações do notebook:
- Dual boot: Linux Ubuntu 24.04.1 LTS e Windows 11 Pro;
- Intel Core i5-11400H;
- RAM: 16GB DDR4 3200 MHz;
- NVIDIA GeForce GTX 1650 4 GB GDDR6;
- M.2 slot 1: SSD Lexar 1TB NVMe 2880 PCIe Gen 3x4;
- M.2 slot 2: SSD Original do Notebook 500GB NVMe 2880 PCIe Gen 3x4;
- SATA3: SSD Kingston 960GB;
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá,
Você já tentou fazer um teste utilizando somente um único SSD instalado nos slots M.2 #1 e/ou #2!?
0 -
Sim, o último teste foi usar somente o SSD de 500GB formatado com o Windows 11 Pro.
0 -
Possibilidade de uma fases do VRM da CPU ou GPU estar com problemas.
Oscilações na linha 3V (ou nas tensões terciárias...) da placa-mãe também podem causar este sintoma de perca de sinal de vídeo.
Se o problema persistir o ideal é procurar em sua cidade uma Assistência técnica especializada em reparos de laptops.
0