Nitro 5: Problemas com jogos, gráficos granulados.
Possuo um Acer Nitro 5 com as seguintes configurações:
- AMD Ryzen 7 4800H
- GTX 1650
- 16GB RAM
- Windows 11
Utilizo sempre o GeForce Experience para manter os drivers da placa atualizados e também para otimizar automaticamente os gráficos dos jogos, já que ele mesmo define as configurações de acordo com o notebook, também deixo meu notebook sempre com as últimas atualizações.
Meu problema está sendo o seguinte, principalmente com o jogo Red Dead Redemption 2, de início tudo certo, joguei por várias horas e dias com os gráficos recomendados pelo programa da NVIDIA, mesmo estando em maior parte no médio, o jogo estava rodando em torno dos 55fps e com gráficos muito bonitos.
Com cerca de duas semanas de jogatina, entro no jogo, as mesmas configurações, só que os gráficos estavam horríveis, e o que mais me incomoda é um granulado absurdo, principalmente em áreas com sombras. Isso está afetando todos os jogos, tudo piora quando a câmera está em movimento ou dou um giro da câmera pelo personagem, enquanto movimenta rapidamente, dá uma leve "deformada" em tudo, principalmente nos cabelos, esse granulado persiste nas texturas dos jogos e fica muito feio, já até desisti de jogar.
Já tentei reinstalar drivers, já mexi nas configurações dos jogos, já conferi o GeForce Experience, até mesmo resetei o notebook, reinstalei os jogos e continua a mesma coisa, principalmente o Red Dead Redemption 2, o que mais me incomoda é que o jogo estava lindo de verdade mesmo e do nada ficou assim.
Me ajudem, por favor, meus jogos estão horríveis com esse granulado, comprei vários jogos ultimamente, mas esse defeito está atrapalhando demais a jogatina.
Desde já, agradeço!!
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá @thiagohenriquepc,
Seja bem-vindo!
Você já tentou limpar o cache do NVIDIA (Shader e Graphics data) e do DirectX!?
%localappdata%\NVIDIA\DXCache
%localappdata%\NVIDIA\GLCache
%localappdata%\NVIDIA Corporation\NV_Cache1 -
Acabei de fazer essa limpeza, mas sem sucesso, continua do mesmo jeito. Continua o mesmo granulado nos jogos.
0 -
Experimente ajustar o Temporal Anti-Aliasing (TAA) = Medium ou High e desativar temporariamente o DLSS nas configurações gráficas do RDR2.
Há também uma dica do usuário nzeck @ The reddit Community, que recomenda apagar (ou renomear se você preferir…) o arquivo %USERPROFILE%\Documents\Rockstar Games\Red Dead Redemption 2\Settings\system.xml. E também remover os arquivos de cache pipeline (geralmente começam com o nome sga_), exemplo:
*.vkPipelineCacheWindows *.d3d12PipelineCacheWindows *.vkPipelineCacheHeaderWindows
0